Programa

Programa Jovens Embaixadores seleciona estudante do MA

Atualizada em 27/03/2022 às 12h15

O estudante Marcos Abraão Borges Santos, de 17 anos, que cursa o 3º ano do ensino médio no Instituto Federal do Maranhão (Ifma), foi um dos 37 selecionados para representar o Maranhão no programa Jovens Embaixadores/2013. Ele concorreu com 17 mil participantes de escolas públicas de todo o país. O programa é promovido pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e coordenado no Estado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com os setores públicos e privados em ambos os países.

O Maranhão teve quatro estudantes de escolas da rede estadual de ensino classificados como semifinalistas. Brenda Veneranda Fernandes Silva (Centro de Ensino Liceu Maranhense), Malena Silva Simas (CE José Justino Pereira), Julia Ferreira Nascimento (Colégio Universitário) e Mathias Soares Aguiar (CE Menino Jesus de Praga). Eles estão selecionados e convidados pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil para participar no English Immersion USA (Program – EIP/2013).

A coordenadora estadual do programa na Seduc, Selma Durans, ressaltou que os finalistas também podem ser considerados vencedores, pois são jovens que fazem a diferença nas suas comunidades.

O selecionado no programa Jovem Embaixador/2013, Marcos Abrão Borges Santos, que vai representar o Maranhão nos EUA, é ex- aluno da Unidade Integrada Albérico Silva e Unidade Integrada Governador Archer.

Marcos Abraão disse que ficou feliz com a classificação e considera como um reconhecimento aos trabalhos sociais que desenvolve com crianças de sua comunidade e com jovens estudantes por meio do projeto “Cidadão Bilíngüe”, que oferece suporte para que os alunos com dificuldades possam aprender a segunda língua com mais facilidade.

Os quatro estudantes semifinalistas de escolas da rede estadual de ensino, classificados pelo programa – executado pela secretaria adjunta de Projetos Especiais (Sape) da Seduc – participarão do curso English Immersion USA, que acontecerá na Associação Brasil-América, em Recife.

Para representante do Maranhão no Jovem Embaixador em 2012, Ana Paloma Silva, a viagem aos EUA foi gratificante porque ampliou seus conhecimentos acadêmicos e suas responsabilidades sociais para com a comunidade em busca de soluções por meio de trabalhos voluntários.

Ex-aluna do Cintra, ela destacou que foi uma experiência positiva que vai gerar frutos para todos os participantes. A estudante disse que considera importante estimular todos os jovens a participarem do programa porque é um sonho possível de ser concretizado, além de abrir perspectivas para ampliar os novos horizontes.

Atualmente, Ana Paloma desenvolve o projeto Jovens professores, futuros líderes (www.ytfl.com.br), que tem como público alvo alunos de escolas públicas e desenvolve oficinas para aprimorar o conhecimento de língua inglesa.

As informações são da Secom do governo do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.