Saúde

Saiba como resolver problemas orais sem a ajuda de um dentista

Alessandra Castro, Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 13h17

Não tem idade, sexo, raça ou credo. Problemas orais e na dentição são mais comuns do que se pensa, principalmente em países da America Latina onde o auxílio da saúde nesta área deixa muito a desejar. Sendo assim, vez ou outra não dá para evitar incômodos que podem acabar com o bom humor e o resto das ações do dia.

Como nem sempre é possível correr imediatamente ao especialista, o Na Mira mostra abaixo uma série de dicas essenciais de ‘faça você mesmo’. Enquanto puder, seja o seu próprio dentista.

1 - Dentes sensíveis

Causas: Raízes dos nervos expostas, geralmente em gengivas retraídas. Isso também aumenta a incidência de cáries.

Tratamento:

Descarte pastas de dentes com ação branqueadora, controle de tártaro e bicarbonato de sódio – elas são abrasivas e podem conter fosfatos, que tornam os dentes sensíveis. E não escove os dentes com força, pois isso pode retrair a gengiva. Se mesmo assim a dor persistir, procure seu dentista para que ele prescreva um tratamento à base de flúor. Assim, seus dentes ficam mais resistentes.

2 - Perda de dente

Causas: Briga, acidentes de carro, quedas, balas.

Tratamento:

Enxágüe o dente e empurre-o corretamente de volta para seu lugar. Depois, morda delicadamente um pano macio ou um saquinho de chá úmido, para fixá-lo. Embora arrancar um dente rompa com os ligamentos periodontais, alguns deles podem ainda estar presos no dente e, se conectados, podem se fixar novamente na gengiva.

O dente se fortificará em poucos dias e ficará como novo em um ou dois meses. No entanto, você deve procurar um dentista para verificar

as condições do dente. Talvez a coisa não seja tão simples quanto pareça e você não vai querer perder seu amado dente, certo?

3 - Céu da boca queimado

Causas: Pizza, sopa quente e outros alimentos muito quentes.

Tratamento:

Queimar o teto da boca amolece o tecido, tornando-o mais propenso a infecções. Portanto o correto a se fazer neste caso é usar uma espécie de pomada à base de corticosteróide, específica para a região da boca, que cria uma cobertura protetora sobre a queimadura e acelera a recuperação.

Nem sempre um dente deslocado quer dizer perda total

4 - Língua queimada

Causas: Café ou leite quente e técnicas impróprias de malabarismos com fogo.

Tratamento:

Enxágüe a boca com solução contendo uma colher de chá de sal e um copo de água morna. O sal ajuda a combater

infecções, além de neutralizar a acidez da região, enquanto o tecido lesado se regenera.

5 – Bruxismo

Causas: Estresse, ansiedade, alinhamento impróprio da mandíbula (articulação temporomandibular). Isso provoca ranger dos dentes,geralmente à noite, que causa dor na região lateral do rosto (entre as orelhas e o maxilar).

Tratamento:

Tome um relaxante muscular para diminuir o atrito entre os dentes e aliviar a tensão nos músculos da região. E procure um dentista para um diagnóstico mais preciso.

6 – Afta

Causas: Distúrbios no sistema gastrointestinal e deficiência imunológica e/ou nutricional, por exemplo.

Tratamento:

Molhe um pedaço de algodão com óleo vegetal e segure-o contra a lesão entre três a quatro vezes ao dia. O óleo ajuda

a cobrir a úlcera, protegendo-a contra irritações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.