"Via Sacra" será lançada sexta-feira no teatro Arthur Azevedo

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h26

SÃO LUÍS - Considerado o maior espetáculo teatral a céu aberto do Estado e um dos maiores do Brasil, a Via Sacra está em plena fase de produção e o Grupo Independente de Teatro Amador – Grita, realiza o lançamento oficial nesta sexta-feira, dia 17, às 19hs, no teatro Artur Azevedo.

Na ocasião o Grita vai mostrar de forma teatral um pouco da história deste grandioso evento, assim como o seu crescimento e sua importância para as comunidades do eixo Itaqui-Bacanga, em especial do Anjo da Guarda. No final os convidados poderão ainda conferir cenas do espetáculo.

A Via Sacra, que já é realizada há 25 anos pelo GRITA, será apresentada este ano nos dias 13 e 14 de abril, trazendo como tema “Levanta-te e vem para a Vida!”, numa habitual correlação com a Campanha da Fraternidade da CNBB. Nestes 25 anos de história muita coisa mudou. Para se ter uma idéia, a primeira versão foi realizada com cerca de 70 pessoas. Hoje são mais de 1.600 pessoas entre elenco, produção, apoio e equipe técnica - um aumento bastante significativo. Trata-se de uma superprodução.

Além do aumento do número de pessoas também é notória a atual grandiosidade da estrutura de montagem. O bairro inteiro é transformado num gigantesco cenário que integra o público com o espetáculo. A expectativa do GRITA é que cerca de 200.000 pessoas assistam às apresentações durante os dois dias, pois o evento atrai gente de vários lugares que acompanham o cortejo por motivos diversos: caravanas vindas do interior do estado, grupos de turistas, pesquisadores e fiéis de todo o país.

Uma das grandes novidades deste ano vem com a participação de pessoas com deficiência no espetáculo, desde a concepção do texto até a presença nos atos cênicos. O espetáculo fará o questionamento sobre os estigmas e preconceitos por que passam as pessoas com deficiência, mas sobretudo vai ressaltar o potencial que cada uma deles tem, apesar de suas limitações

Mas outras novidades estão sendo preparadas. A direção do Grupo explica que a história não é alterada, o que mudam são alguns aspectos na maneira como ela é passada ao público. Mudanças estão sendo feitas em várias cenas, abrilhantando ainda mais cada ato. A idéia é inserir mais elementos cênicos, dando mais ação e brilhantismo ao enredo, além de incluir novas cenas, como o Flagelo de Cristo, por exemplo.

Este é um dos mais bem-sucedidos espetáculos da dramaturgia brasileira. São 25 anos de história, emocionando e atraindo milhares de pessoas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.