Campeã do carnaval paulista será conhecida nesta 3ª feira

Globo.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h26

SÃO PAULO - A campeã do carnaval paulista será conhecida nesta terça-feira. A apuração começa às 9h no Anhembi. Escolas como Vai-Vai, Império da Casa Verde, Mancha Verde e Águia de Ouro fizeram a platéia delirar no sambódromo. Mas as preferidas do público nem sempre são as preferidas do júri e obtém as notas mais altas. A Mancha Verde, por exemplo, está fora da disputa, pois foi considerada pela Liga das Escolas de Samba uma 'escola de torcida' e só desfilou junto com o grupo especial depois de se propor a desfilar sem concorrer ao título. Outra escola, a Gaviões da Fiel, da torcida corintiana, desfilou graças à uma decisão da Justiça. Das 16 escolas que desfilaram no grupo especial, quatro serão rebaixadas e duas vão subir do grupo de acesso, o que significa que serão 14 no time principal em 2007.

Na noite desta segunda-feira, a Liga das Escolas de Samba confirmou que a Gaviões da Fiel perdeu quatro pontos. Perdeu dois por terminar o desfile com um minuto e dez segundos de atraso e mais dois por não ter escondido a marca dos geradores usados nos carros alegóricos. Segundo o regulamento, é proibido qualquer tipo de merchandising.

O presidente da Gaviões da Fiel, Wellington da Rocha Junior, afirma que a decisão é injusta e ameaça deixar o carnaval paulistano. Ameaçou ainda ir ao Ministério Público pedir que seja investigada a aplicação dos recursos repassados pela Prefeitura de São Paulo, que é de R$ 500 mil e deve ser repartido por todas as escolas do grupo especial.

A Mocidade Alegre não perdeu pontos por causa do incidente com a rainha da bateria, Nani Moreira. A moça tinha que fazer uma acrobacia com fogos e o dispositivo estava instalado em seu chapéu. A manobra deu errado e ela acabou com queimaduras no rosto e nas mãos. Mesmo assim, desfilou até o fim. Os jurados, no entanto, podem diminuir a nota da escola no item evolução, apesar de a Mocidade ter terminado o percurso dentro do prazo.

Onze vezes campeã, a Vai-Vai conquistou o público com um enredo tradicional, "São Vicente, A Primeira Capital do Brasil". Embalada pelo título de campeã em 2005, a Império de Casa Verde apostou no luxo e na inovação e colocou na passarela tigres articulados, que mexiam as patas, a boca e piscavam. O tigre, símbolo da escola, dividiu a atenção com famosos, como a dançarina Sheila Mello à frente da bateria e o apresentador Carlos Massa, o Ratinho. Pelo júri do Troféu Nota 10 do jornal 'Diário de S.Paulo', a vencedora foi a Tom Maior, que homenageou o cantor piauiense Frank Aguiar, considerado o 'rei do forró'. A Vai-Vai ficou em segundo lugar. Rosas de Ouro e Acadêmicos do Tatuapé empataram no terceiro lugar na busca pela estatueta.

No geral, as escolas paulistas apresentaram um carnaval mais bonito e com alegorias atraentes.

A Leandro de Itaquera lançou uma chuva de pétalas de rosas sobre o sambódromo, jogadas de um helicóptero. Na Camisa Verde e Branco, que desfilou no primeiro dia, saiu cheiro de uva do abre-alas, onde uma ninfa tomava um banho de vinho em meio a integrantes que simulavam embriaguez e orgia.

Maiores e vistosas, algumas alegorias até acabaram enroscando e deram trabalho para seguir em linha dentro da passarela. A Leandro teve problemas com a largura de seus carros alegóricos, a começar pelo abre-alas, onde a pata de um leão entalou. Um integrante da escola escalou a torre de iluminação para liberar o carro alegórico. Teve sorte. Na primeira noite, um homem despencou de uma altura de seis metros ao tentar desenroscar uma alegoria da Acadêmicos do Tatuapé. O homem chegou a ser identificado como bombeiro, mas a assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros diz que bombeiro da corporação da Polícia Militar ele não é. Também a Nenê da Vila Matilde teve dificuldade para fazer seus carros entrarem certo na avenida. Quatro deles pendiam para a direita, mas foram acertados no braço por integrantes da escola.

Teve até enredo parecido. Assim como a Gaviões, a Unidos do Peruche lembrou Santos Dumont e levou um 14-BIS ao sambódromo. Na Peruche, o enredo era "Santos Dumont-Brasil e França navegando pelos ares". Na Gaviões, o tema foi "Nas Asas da Fascinação".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.