Neto de fumante corre mais risco de ter asma

EFE

Atualizada em 27/03/2022 às 14h47

WASHIGTON - Um menino cuja avó tiver fumado durante a gravidez poderá ter o risco de desenvolver asma infantil duas vezes maior do que o de crianças sem esse antecedente, de acordo com um estudo publicado nesta segunda-feira pela revista médica Chest.

O estudo foi realizado por pesquisadores da Escola Keck de Medicina da Universidade do Sul da Califórnia e sugere que os efeitos prejudiciais do tabaco nos pulmões podem chegar a duas gerações posteriores, das avós aos netos, embora a mãe destes não seja afetada.

"Este é o primeiro estudo que mostra que, se uma mulher fumar enquanto estiver grávida, tanto seus filhos como seus netos têm mais probabilidades de sofrer asma", disse o diretor da pesquisa, Frank Gilliland, professor de Medicina Preventiva em Keck.

"Suspeitamos que quando uma mulher grávida fuma, o tabaco pode afetar o DNA do feto e, se for uma menina, também suas futuras células reprodutivas", disse o pesquisador.

"Por enquanto só podemos conjecturar que o que ocorre é que o dano ocorrido afeta o sistema de imunidade da criança e aumenta sua suscetibilidade à asma, o que depois passa para seus próprios filhos", acrescentou.

O estudo realizado em Keck indica que as crianças cujas mães fumaram durante a gestação tinham 1,5 mais probabilidade de desenvolver asma nos primeiros anos de vida do que as crianças cujas mães não fumaram durante a gravidez.

As crianças cujas avós fumaram durante a gravidez tinham 2,1 mais probabilidades de desenvolver asma.

Os pesquisadores entrevistaram parentes ou tutores de 908 crianças e adolescentes com até 16 anos de idade, do sul da Califórnia, que participaram de um estudo de saúde.

Dos participantes, 338 tinham sofrido asma antes dos 5 anos de idade e outros 570 não sofriam da doença.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.