Tom Jobim será reverenciado em festival de jazz e blues no CE

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h53

SÃO LUÍS - Acontece entre os dias 5 e 8 de fevereiro, durante a folia de carnaval, em Guaramiranga (CE), a sexta edição do Festival de Jazz & Blues, que este ano terá como homenageado Tom Jobim, uma das maiores expressões da Bossa Nova. Na quarta-feira de cinzas dá uma pausa e na quinta, dia 10, o festival será realizado em Fortaleza (CE).

A programação deste ano traz o Quarteto Jobim, Pedro Aznar, Naná Vasconcelos, Hélio Delmiro, Lancaster & Flávio Naves, Nuno Mindeles, Big Joe Manfra, Jorge Helder e Victor Biglione & Ithamara Koorax, entre outros. Quem também participa é o guitarrista americano Stanley Jordan, que em janeiro de 2004 marcou o lançamento oficial da quinta edição do festival com um show em Fortaleza e volta este ano para dois shows durante o festival, o primeiro em Guaramiranga e o segundo em Fortaleza, no Theatro José de Alencar.

COMO TUDO COMEÇOU

Em 2000, quando foi criado, o festival de jazz & blues causou surpresa e despertou a curiosidade de apreciadores do gênero e músicos de vários cantos do país. Afinal, era difícil acreditar que poderia haver um festival voltado para o jazz, o blues

e a música instrumental, em pleno carnaval, no Ceará, em um lugar sem praia e caranguejo,

e sim, ambientado em uma região montanhosa, banhada de cachoeiras, com um frio noturno convidativo ao vinho e o fondue.

Cinco anos se passaram e hoje o Festival de Jazz & Blues de Guaramiranga é reconhecido dentro e fora do Brasil. É também uma mostra de que a grandeza do país vai além de sua extensão e tradições regionais, por oferecer, a quem aqui vive ou visita, a possibilidade de estar no país do carnaval, na capital do sol e desfrutar da riqueza musical, melódica, rítmica

e harmônica do jazz, do blues e da música instrumental universal.

HOMENAGEADO

Tom Jobim teve na música e na natureza duas de suas grandes paixões. Exímio compositor, arranjador e maestro cultuado mundo afora, Tom Jobim revolucionou a música brasileira e estrangeira com a simplicidade e riqueza de sua obra. Falecido há 10 anos, era também um defensor da preservação da natureza e, em especial, da Mata Atlântica, um dos maiores tesouros do país ainda existentes, embora, segundo o próprio Jobim em uma de suas últimas entrevistas, 95% de sua reserva já tenham sido destruídos.

Um pouco do que resta desta reserva está na região do Maciço de Baturité, onde localiza-se Guaramiranga, a uma distância aproximada de 100 Km da capital Fortaleza. Com inúmeras trilhas e cachoeiras essa beleza natural é declarada Área de Proteção Ambiental.

É nesse contexto que acontece o Festival de Jazz & Blues de Guaramiranga, que tem seu foco no artista que prima pela música de qualidade. Este é um dos diferenciais que o festival apresenta em relação a outros grandes eventos musicais: a simplicidade inspirada pela beleza natural e preservação ambiental unida à riqueza da música que poucos souberam explorar e transmitir tão bem como Tom Jobim.

A homenagem a Tom no festival será feita com leituras jazzísticas de sua obra incluídas nas apresentações de diversos convidados. Entre eles, o quarteto formado por seu filho Paulo Jobim (violão e voz), o neto Daniel Jobim (piano), Danilo Caymmi (flauta e voz) e Paulo Braga (bateria). A participação no Festival de Guaramiranga marca a estréia do quarteto nesta formação.

OUTRAS EDIÇÕES

Pelo Festival de Jazz & Blues de Guaramiranga já passaram nomes como Hermeto Pascoal, Arismar do Espírito Santo, Traditional Jazz Band, Flávio Guimarães, Baseado em Blues, Toninho Horta, Renato Borghetti, Manassés de Sousa, Duofel, Gilson Peranzetta e André Cristóvam.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.