Serpente da Lagoa da Jansen estampará abadás

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 15h29

A serpente flutuante da Lagoa da Jansen também vai participar do Marafolia 2002. Os foliões que irão desfilar no bloco Bicho-Terra levarão para a avenida o animal lendário estampado na parte da frente dos seus abadás. Com a idéia, a equipe de produção do bloco pretende homenagear um dos mais belos cartões postais da Ilha de São Luís, que vem despertando a curiosidade dos turistas que visitam a cidade.

Os abadás do Bicho começam a chegar em São Luís hoje e já poderão ser entregues aos foliões que quiserem se antecipar (exceto para quem irá receber mediante fichas no shopping São Luís).

A vestimenta - nas cores branco, azul, verde, vermelho, amarelo e laranja - traz inovações no visual, a começar pela serpente, que aparece no centro do abadá usando uma máscara vermelha, tendo sua calda envolta no corpo do folião. Os abadás foram confeccionados em Salvador, juntamente com os outros blocos participantes da micareta.

De acordo com a coordenadora geral do bloco, Maristela Franco, o Bicho-Terra faz a diferença na avenida principalmente porque é o único bloco local e que, por essa razão, valoriza a cultura da terra através do repertório musical dos cantores e dos personagens levados para a avenida. “Todos os anos procuramos homenagear a nossa terra de uma forma diferente. Este ano, o bloco vem ainda mais alegre e com mais vontade de fazer a festa dos foliões”, diz Maristela Franco.

No ano passado, o bloco também homenageou a cidade apresentando as carrancas da Fonte do Ribeirão na parte frontal dos abadás. Como acontece há sete anos, o Bicho-Terra leva os cantores Inácio Pinheiro, Roberto Brandão e Cláudio Pinheiro para levantar a multidão de foliões.

Em sua estréia na micareta, o Bicho foi para a Litorânea com o cantor maranhense Beto Pereira, que também deu um show. Este ano, serão apresentadas três novas canções preparadas especialmente para o evento.

Além da surpresa, o repertório inclui sucessos que já caíram no gosto dos foliões maranhenses, a exemplo de Ziguezague, Gostosa, Água de Torneira, Caranguejo, dentre outros. A Banda do Bicho vai tocar à bordo do Trio Tubarão nos três dias de folia.

No primeiro dia, o bloco será o terceiro a entrar no corredor da folia, logo após a apresentação do Abarca, que será animado neste dia pela banda Timbalada. Para aquecer os foliões, o Bicho estará promovendo um ensaio geral na semana do Marafolia, no bairro Madre Deus.

Quem ainda não garantiu sua participação na festa este ano, ainda pode adquirir seu abadá nos shoppings Tropical (235-4451), Monumental (sede do Marafolia), na Casa Barrica (avenida Ruy Barbosa 221-1563) e por intermédio dos ‘Delegados da Folia’. Os abadás poderão ser adquiridos via cartão de crédito em até três vezes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.