Exposição "Nu Narciso" marca lançamento de ONG no PGB

Atualizada em 27/03/2022 às 15h29

Uma exposição chamada “Nu Narciso” do artista plástico Eugênio Araújo vai marcar o lançamento oficial de mais uma ONG. Trata-se da Organização dos Direitos e Cidadania dos Homossexuais do Maranhão-ODCH. A solenidade que mistura arte e espetáculo acontece nesta quinta-feira, 03, a partir das 19 horas, no palco Reinaldo Faray, localizado no Palacete Gentil Braga (Rua Grande, 782 – Centro), com o apoio da Universidade Federal do Maranhão, através do Departamento de Assuntos Culturais.

Segundo informações da direção da ODCH, a programação é bastante elástica, que inclui mesa redonda com vários temas sobre sexualidade, homossexualidade, preconceitos; tendo como palestrantes vários representantes de órgãos da esfera municipal e estadual. Os temas direitos e cidadanias serão passados aos presentes através de uma cartilha pedagógica que será entregue aos presentes durante a solenidade.

No repertório cultural terão várias atrações, entre as quais recital de poesias com os grupos “Anjos da Noite” e “Negro Brasil”. Para dar seqüência a noitada não vai deixar de ter espetáculo de primeira, patrocinado por um leque Drag Queens reservam um show surpresa, para o final da solenidade, e quando logo depois será servido um big coquetel aos convidados.

HISTÓRICO – A Organização dos Direitos e Cidadania para os Homossexuais do Maranhão nasce com o objetivo de lutar contra toda forma de preconceito, discriminação e intolerância contra os direitos shumanso dos gays, travestis, transexuais, transgêneros e lésbicas. Conforme seus fundadores, direito este que vem sendo desrespeitado ao longo dos anos onde no dia a dia são constatados elevados índices de violência social e urbana acrescidos de homofobia, omissão da Justiça e dos segmentos da segurança pública.

De acordo com dados levantados, o Brasil ocupa a triste liderança neste particular: é campeão mundial de assassinatos contra homossexuais, e provavelmente um dos países do mundo onde ocorrem mais discriminações diárias contra os homossexuais. Assim a ODCH surgiu para despertar a comunidade gay da importância de uma organização no sentido de enfrentarem os desafios e a garantia dos direitos de cada cidadão.

Apesar de pouco tempo de criação, a entidade vem a cada dia recebendo apóio de várias outras organizações governamentais e não-governamentais, empreendedores e pessoas físicas.

Confira a programação de lançamento da ODCH

Exposição “Nu Narciso” de Eugênio Araújo

Apresentação: Drag Queen “Dama de Paus”

19h30 - Mesa de Abertura:

- Autoridades Municipais

- Autoridades da Séc. Municipal de Saúde

- Coordenação Municipal de DST/AIDS

- Coordenação Estadual de DST/AIDS

- Autoridades Governamentais

- ONG’s

- Mesa Explanação do Projeto “Transando sem Preconceito”

- Palestrante: Conceição Coimbra –SEMUS

- Show: Drag Queen

- Mesa: Sexualidade e Homossexualidade

- Palestrante: José Marcelo Oliveira - Coord. Nac. DST/AIDS

- Show: Transformistas

- Lançamento: “Cartilha Assuma seus Direitos”

- Recital de Poesias “Anjos da Noite” e “Negro Brazil”

- Show de Encerramento

- Coquetel

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.