Exposição de quadros e esculturas no Odylo Costa Filho

Assecom

Atualizada em 27/03/2022 às 15h30

O Jovem na tela do Futuro, é a exposição com 50 quadros na técnica óleo sobre tela que abre na segunda-feira, 30, a partir das 18h, na galeria do Artista Plástico, do Centro de Criatividade Odylo Costa,filho.

As telas em tamanhos que variam em 30X40 até 40X80, são o resultado da oficina de pintura realizada no Centro Espírita Humberto de Campos, no período de maio a setembro, ministrada pelo artista plástico Ivagner Thony, com 30 jovens (meninos e meninas) de 16 a 20 anos, em parceria com o projeto de Capacitação Solidária. Os jovens artistas são das comunidades do São Cristóvão II e da Cidade Operária.

Os trabalhos com temas variados, enfocam desde a natureza até os casarões e monumentos do patrimônio histórico, em traços com conhecimentos adquiridos em apenas quatro meses de treinamento com adolescentes que até ingressarem no curso não tinham nenhuma técnica ou conhecimento do que era arte.

O interesse e a dedicação pela pintura, foi o que mais motivou esses jovens a prosseguirem no estudo, aprimorando a cada aula o aprendizado para no final, realizarem a exposição, comenta Ivagner, orientador do curso.

O curso teve por finalidade a orientação através das artes plásticas, para os riscos das drogas e da marginalidade, dando oportunidade aos participantes para o conhecimento e a profissionalização, e possam a ter a partir de agora, uma ocupação.

O material do curso foi fornecido pela capacidade solidária, através do Sebrae. A renda das vendas dos quadros, será destinada uma parte ao artista expositor, como forma de incentivo para continuar produzindo e outra parte para a vernissage.

ESCULTURAS - No mesmo espaço estará sendo aberta, também a exposição de esculturas Transformação, do artista plástico e orientador da oficina de pintura, Ivagner Thony. A exposição reúne 15 peças em tamanhos e formas variadas.

Ivagner utilizou material da natureza como raízes e troncos de árvores para montar a exposição. As peças foram arrancadas da terra, trabalhadas e envernizadas, criando formas humanas e de animais.

Transformação é a modificação da raiz e troncos deteriorados pela ação do tempo que foram trabalhadas pelas mãos do artista para ser em vistas como obra de arte, como peças decorativas, comenta o escultor.

As exposições ficam abertas à visitação até 9 de outubro, no horário das 9h às 19h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.