Nos Estados Unidos

TikTok será banido no EUA a partir do dia 20 de setembro

O WeChat também sofrerá medidas restritivas.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
O presidente Donald Trump alega que os aplicativos são responsáveis por ceder dados dos usuários americanos ao governo chinês.
O presidente Donald Trump alega que os aplicativos são responsáveis por ceder dados dos usuários americanos ao governo chinês. (Foto: divulgação)

EUA - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deu um ultimato ao TikTok no país e anunciou que o aplicativo chinês será banido de todas as lojas virtuais norte-americanas até o próximo domingo (20). O WeChat, conhecido popularmente como o "WhatsApp chinês", também será removido do país.

Atualmente, o TikTok possui mais de 80 milhões de usuários em todo o território norte-americano e mais de 1 bilhão de pessoas conectadas ao seu sistema no mundo. O banimento dos aplicativos chineses parece ser mais um episódio da guerra comercial entre Estados Unidos e a China.

Na última segunda-feira (14), a empresa de tecnologia americana Oracle anunciou que seria uma espécie de provedora da tecnologia chinesa dentro dos EUA, mas o acordo não foi oficializado e a briga continuou, fazendo com que Trump solicitasse o banimento por completo dos aplicativos no país.

De acordo com o presidente dos Estados Unidos, os aplicativos colocam em risco a segurança nacional e a privacidade do governo do país. As empresas chinesas que tomam de conta do TikTok e do WeChat afirmam que o aplicativos são seguros e não oferecem esse tipo de vulnerabilidade para nenhum país que tenha usuários conectados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.