Você sabia?

Hoje é comemorado o Dia Mundial da Voz

16 de abril é considerado o Dia Mundial da Voz, tem como objetivo chamar a atenção da população para os cuidados com a voz.

Na mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h19

MUNDO - O Dia Mundial da Voz é comemorado anualmente em 16 de abril. A data tem como principal objetivo chamar a atenção da população em geral para os cuidados de preservação da voz. A celebração foi iniciada no Brasil, no ano de 1999, e a partir de 2003 passou a ter expressão internacional, com diversos eventos organizados também nos Estados Unidos, Europa e Ásia.

A utilização da voz é algo presente no nosso cotidiano, essencial para a nossa desenvoltura de forma completa, sendo o principal meio no qual os indivíduos se comunicam entre si. Tem grande importância social e resulta de características herdadas e do ambiente em que vivemos. Cada voz é única, como nossas impressões digitais e podemos identificá-las pela forma com que a usamos.

"Todo mundo usa a sua voz, na sua profissão, nos relacionamentos interpessoais, na sua vida. Então a voz é muito importante para todo mundo. Nesse dia da voz, essa conscientização, esse chamar atenção, é muito importante", diz a fonoaudióloga Glenda Santiago.

Uma boa voz pode fazer a diferença em qualquer situação. Entretanto, pelo fato de achar o seu cuidado algo trivial, a maioria das pessoas não o faz como deveria, e como outras partes do corpo, ela também requer atenção. Profissionais que utilizam a sua voz diariamente (jornalistas, cantores, atores) podem estar mais atentos aos cuidados básicos com a saúde vocal.

O curso de fonoaudiologia da Universidade Ceuma, organizou uma ação social em comemoração ao Dia Mundial da Voz. Haverá realização de triagem vocal, aplicação de instrumentos para avaliação da voz, além de orientações e plantão de dúvidas. Tudo isso ocorrerá hoje, no setor ambulatorial do hospital geral Tarquínio Lopes Filho.

Liga acadêmica de voz do curso de fonoaudiologia ( Ceuma) durante ação para a semana da voz.
Liga acadêmica de voz do curso de fonoaudiologia ( Ceuma) durante ação para a semana da voz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.