Disponível ao público em geral

Página web reúne mais de 7 mil museus de países ibero-americanos

O Registro de Museus Ibero-americanos está disponível em português, espanhol e inglês.

Divulgação/Ibram

Atualizada em 27/03/2022 às 11h23
O Museu do Ouro na cidade de Sabará, em Minas Gerais, é um dos museus que integram o Registro de Museus Ibero-americanos.
O Museu do Ouro na cidade de Sabará, em Minas Gerais, é um dos museus que integram o Registro de Museus Ibero-americanos. (Foto: Divulgação)

Fruto da cooperação de 12 países envolvidos no projeto, o Registro de Museus Ibero-americanos – RMI (rmiberoamericanos.org) reúne dados sobre 7.104 museus, mostrando a diversidade e riqueza dos museus da região, disponíveis ao público em geral.

Disponível em português, espanhol e inglês, o Registro de Museus Ibero-americanos traz informações de contato, tais como endereço e horário de funcionamento, e outras como tipologias de acervo e natureza administrativa, entre outras.

O Registro de Museus Ibero-americanos é uma plataforma única, desenvolvida pelo Ibermuseus por meio de seu Observatório Ibero-americano de Museus, com a participação direta de seus 12 países membros – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, México, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai –, que possibilitará que as pessoas descubram, conheçam e investiguem os museus ibero-americanos.

A plataforma também possibilitará o intercâmbio de informação entre as administrações públicas, os museus e seus profissionais, além de contribuir para o fomento das redes de cooperação e servir de referência para o estabelecimento de estratégias comuns de fortalecimento das políticas públicas do setor.

Para o presidente do Instituto Brasileiro de Museus, Marcelo Araújo, o Registro de Museus Ibero-americanos é um instrumento extremamente importante para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o setor na região, além de uma ferramenta de promoção e conhecimento dessas instituições, com um imenso potencial de viabilizar contatos, projetos e interlocuções.

Saiba mais sobre o Registro de Museus Ibero-americanos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.