Oportunidade

Maranhense ganha bolsa de estudos e busca ajuda para viajar à França

A jovem guia de turismo foi aprovada em duas universidades francesas.

Cainã Oliveira, imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
Mariana de Assis é guia de turismo e tradutora de francês.
Mariana de Assis é guia de turismo e tradutora de francês. (Foto: Divulgação )

"Quando a vida der uma oportunidade você deve abraçá-la". É bem isso que tenta fazer Mariana de Assis, de 24 anos. Estudante e guia turística, ela trabalha na "Rota das Emoções" (Lençóis Maranhenses, Delta das Américas e Jericoacoara) e viu tudo mudar dentro de pouco tempo.

A jovem conseguiu uma bolsa de estudos para estudar turismo em uma universidade na França. Porém, mesmo sendo uma instituição pública, os gastos como passagem, moradia e alimentação devem ser custeados pela estudante que no momento está sem renda devido a queda brusca das atividades turísticas, e no caso dela, a falta de turistas franceses, já que além de guia ela é tradutora de francês.

Essa formação hoje é realmente uma oportunidade única na minha carreira, pois pretendo continuar trabalhando com o público francófono aqui na nossa região quando eles puderem voltar a vir. Além disso, terei aulas de inglês e espanhol, o que vai aumentar meu público. Vou poder continuar a trabalhar com o meu pai trazendo clientes para ele e para todos os meus outros colegas do Turismo.
Mariana de Assis

Em 2017, a jovem teve a oportunidade de fazer um intercâmbio custeado pelo governo. Foi então que ela aprendeu outros idiomas e começou a trabalhar com o turismo em São Luís. Na mesma época, conheceu o seu pai biológico, que por coincidência também era guia de turismo, só que em Barreirinhas. A agência que ela trabalhava em São Luís acabou fechando e vez ou outra ela consegue fazer alguns passeios na região do Delta.

Mariana mora com a mãe e com os dois irmãos mais novos, que são estudantes. A renda de diarista da mãe, junto com alguns passeios que a guia consegue fazer sustentam a casa, mas nem de longe podem custear uma viagem nesse porte.

Precisando juntar cerca de R$ 30 mil até o dia 28 de agosto para poder se manter enquanto segue os seus sonhos, a jovem guia de turismo maranhense fez uma "vaquinha" online e deposita nela as suas esperanças de um futuro próspero.

Para ajudar Mariana de Assis em sua busca por dias melhores, você pode depositar qualquer quantia através do site da "vaquinha" (clique aqui).

Caso deseje doar através de outra forma, você pode fazê-lo através de PIX (98987916996) ou transferência:

Dados bancários:
Agência 4445-8
Conta poupança: 78743-4
Variação 51
Mariana de Assis Câmara

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.