Turismo

Saiba quais são os protocolos sanitários para viajar pelo Maranhão

É importante ficar atento às medidas sanitárias definidas na Portaria nº 046, de 17 de julho de 2020.

Na Mira, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
Tutóia tem paisagens paradisíacas.
Tutóia tem paisagens paradisíacas. (Foto: Divulgação)

MARANHÃO - Com a estabilidade da curva de contágio do novo coronavírus no Maranhão, muita gente já começou a programar viagens pelo estado durante o período de férias de final de ano. Mas é importante ficar atento às medidas sanitárias definidas na Portaria nº 046, de 17 de julho de 2020, que aprovou protocolo segmentado para a visitação e o transporte de turistas no Maranhão.

Vale lembrar que o Maranhão lançou o protocolo para retomada gradual das atividades econômicas dos segmentos turísticos, para que todo o setor estivesse preparado para receber visitantes. Já na época da edição da portaria, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) realizou uma série de ações de conscientização em hotéis, bares, restaurantes e shoppings sobre as normas sanitárias contra a Covid-19.

“Fizemos ações de sensibilização em São Luís, nos principais hotéis e agências de viagens, em Barreirinhas, Santo Amaro e também na região do Delta e na Chapada das Mesas, logo no período da retomada do segmento”, explica a superintendente de Promoção e Marketing da Setur, Cristiane Muller.

Meios de hospedagem

Hotéis, pousadas e similares devem trabalhar com check-in e check-out sem contato, mater a manutenção e limpeza de aparelhos de ar condicionado, priorizar reservas antecipadas de mesas e áreas de lazer, limitar o uso dos elevadores, garantir aferição da temperatura dos hóspedes e colaboradores, desinfectar as áreas sociais e apartamentos e fixar cartazes informativos sobre protocolos de prevenção da Covid-19.

Os meios de hospedagem devem intensificar a frequência de higienização das áreas de maior circulação e disponibilizar álcool em gel próximo aos botões dos elevadores e em locais acessíveis aos turistas.

Aeroportos

As companhias aéreas vêm reforçando a comunicação com os passageiros, por meio de informações atualizadas e disponíveis em seus canais.

Além disso, o uso de máscaras faciais é obrigatório nos aeroportos e a bordo. Áreas de check-in contam com marcações no chão para o distanciamento físico.

Transporte rodoviário

Já entre os protocolos para os transportes rodoviários, estão sendo orientadas a ventilação natural dentro dos veículos, fixação de recomendações aos usuários, intensificação na limpeza após cada viagem, uso de proteção facial e recomendações como não utilizar a capacidade máxima do transporte por passeio ou viagem.

Agências de Turismo

Dentre os protocolos para as agências de turismo, estão o uso obrigatório de máscara, distanciamento em caso de formação de filas, poltronas bloqueadas para utilização e a intensificação da limpeza e sinalizações.

Guias

Os guias de turismo, condutores de veículos e transporte aquaviário estão sendo orientados a informar aos turistas antes de iniciar qualquer atividade, sobre protocolos, mudanças e restrições.

É importante que o guia faço uso de microfone individual, máscara descartável e máquina de cartão de crédito higienizada.

Objetos pessoais como óculos, celulares, microfones e outros devem ser higienizados com álcool em gel etílico 70%, e cabe aos guias evitar espaços com probabilidade de aglomeração.

Visitantes

Para quem visita, a dica é manter o bom senso. Além de usar máscaras em espaços públicos e respeitar o distanciamento social, pais devem higienizar as mãos das crianças sempre que necessário e principalmente antes de entrar e após saírem de um atrativo turístico.

E claro: quem apresentar qualquer sintoma gripal, como febre ou tosse, não deve realizar quaisquer passeios turísticos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.