Cultura popular

Expedição fotográfica registra diversidade de Festejos Maranhenses

As obras que fomam a exposição "Brinquedos Encantados" estão disponíveis em um catálogo gratuito.

Anne Cascaes/ Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
Registro do Boi Turma de Zequinha, feito no Povoado Tapera dos Carneiros, em Mirinzal, no ano de 2000. (Foto: Albani Ramos)
Registro do Boi Turma de Zequinha, feito no Povoado Tapera dos Carneiros, em Mirinzal, no ano de 2000. (Foto: Albani Ramos)

MARANHÃO - Mais de 20 anos de trabalho do fotógrafo Albani Ramos resultaram na completa exposição fotográfica Brinquedos Encantados: Festejos Maranhenses, que captura em detalhes as riquezas dos movimentos, tradições e histórias que fazem parte da cultura do Maranhão.

"Brinquedos Encantados é um banco de imagens do fotógrafo Albani Ramos, que, ao longo dos anos, registra não apenas brincadeiras folclóricas, mas a alma da gente do Maranhão", define o pesquisador da cultura maranhense Jandir Gonçalves, que esteve como o fotógrafo Albani Ramos em sua jornada em meio aos festejos.

(Foto: Albani Ramos)
(Foto: Albani Ramos)

As 40 obras foram expostas, presencialmente, de dezembro de 2019 a março deste ano. Agora, as imagens e os textos que contam a história desse trabalho estão disponíveis em um catálogo, disponibilizado de forma gratuita para que o público consiga se transportar e passear por momentos importantantes para a cultura popular, mesmo em tempos de distanciamento.

O catálogo encontra-se disponível para visualização e download aqui.

​Os registros mostram celebrações como o "Reisado", festejo tradicional em São João do Sóter e Caxias, e a "Corrida de Ascensão", muito conhecida em Penalva. A realização da exposição foi possível por meio do projeto "Ocupa CCVM", que tem como objetivo promover diálogos com a cultura local.

"Nesse abrir de portas, entre saberes apreendidos, intensificamos, também, nossa busca e nossas práticas pelo desenvolvimento territorial reconhecendo e visibilizando as múltiplas expressões artísticas e culturais do povo maranhense", afirma o Diretor Presidente do CCVM Hugo Barreto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.