Na Mira Games

Imicast: conheça cinco jogos com personagens LGBTQ+

Veja os jogos que trabalham com a representatividade no espaço virtual.

André Nadler / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
Na DLC Left Behind, é revelado que Ellie é lésbica e que teve um certo relacionamento com Riley, sua “melhor amiga” de infância.
Na DLC Left Behind, é revelado que Ellie é lésbica e que teve um certo relacionamento com Riley, sua “melhor amiga” de infância. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - Ao contrário da década de 1980, quando a maioria dos personagens LGBTQ+ eram colocados em contextos pejorativos e que fugiam da realidade, nos últimos anos o espaço para personagens que representam a comunidade está aumentando nos games e surgindo dentro de um contexto que condiz melhor com o que significa a luta de muitas minorias para conseguirem espaço em locais onde, antes, não era possível enxergá-las de forma genuína.

Atualmente, um dos maiores exemplos no mundo dos games aparece no jogo The Last of Us (Parte II), que traz a personagem Ellie já adulta e consciente do seu gênero. É possível compreender no trailer do jogo que ela tem sua sexualidade bem definida e que não é tratada com preconceito por outros personagens, nem a colocada em estereótipos batidos.

Além deste game, vários outros jogos trazem personagens da comunidade LGBTQ+ e para que você saiba mais sobre a representatividade da comunidade nos jogos virtuais, escolhemos cinco personagens para você conhecer. VEJA:

1. Overwatch

Um jogo multiplayer de tiro em primeira pessoa e que conta com diversos personagens que possuem habilidades distintas. A Blizzard, responsável pela criação do game, inseriu um personagem gay. Um detalhe interessante é que a empresa revelou recentemente que Soldier 76 é um dos personagens mais escolhidos pelos jogadores de Overwatch.

Soldier 76 recebeu uma visão produzida para quebrar o estereótipo de que homens gays são afeminados, o colocando como um verdadeiro “machão”. Ele tinha um namorado, Vincent, porém no momento, o personagem está solteiro.

Overwatch também tem outro ícone LGBTQ+ dentro do jogo. Tracer, outra personagens popular, foi a primeira a ser confirmada como gay pela produção do jogo, mais especificamente, ela é lésbica. Na história do jogo, ela tem uma namorada, a Emily, e divide um apartamento em Londres com sua parceira.

2. Assassin’s Creed Syndicate

Neste game, a Ubisoft trabalha com uma história que mostra a rivalidade entre o Credo dos Assassinos e os Templários ao passar dos séculos com uma máquina que lhe permite visitar as memórias dos seus antepassados. Com vários games produzidos desta franquia, ao chegar no nono produto da série, a produtora do jogo afirmou que o personagem Jacob é o primeiro Assassino a ser representado como um homem bissexual.

3. League of Legends

Um dos jogos mais populares dos últimos anos também trabalha com a representatividade. Em 2018, o escritor do jogo confirmou que a personagem Neeko se identificava como lésbica. Antes disso, o game já contava com Varus, o primeiro personagem de LoL assumidamente gay.

4. The Last Of Us

The Last of Us é um verdadeiro fenômeno e ter um personagem principal representando a comunidade LGBTQ+ chamou a atenção para a importância de inserir o assunto no mundo dos games. O jogo acompanha a história de Joel e Ellie no primeiro produto da série, onde os dois habitam em um mundo pós-apocalíptico, procurando cura para o surto de “zumbis” que ocorreu.

E foi na DLC do primeiro jogo ainda que é mostrada a orientação sexual da personagem. Em Left Behind, é revelado que Ellie é lésbica e que teve um certo relacionamento com Riley, sua “melhor amiga” de infância.Na continuação do game, em The Last of Us (Parte II), Ellie aparece mais velha e totalmente consciente da sua sexualidade. Destaque para a demonstração da E3 2018 do jogo, onde podemos ver ela beijando Dina.

5. Super Mario Bros. 2

O último nome da lista é bem mais antigo e está na lista por causa bastante polêmica na época em que foi lançado. Em 1988, o universo de Super Mario teve a personagem Birdo inserida. Ela é conhecida como um personagem transgênero e é querida pela maior parte do publico, apesar uma pequena parcela ainda chamar a jogadora de "traveco".

Birdo está em Super Mario Bros. 2, mas também participa de outros jogos da série que estão disponível para os consoles Nintendo 3DS, Wii e Super Nintendo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.