São João 2019

Artesanato maranhense aquece mercado criativo nos arraiais de São Luís

Cerca de 40 profissionais estão distribuídos em 17 barracas em um espaço reservado para o artesanato.

Na Mira, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h12
Com muitas cores, as peças atraem visitantes nas barracas e fortalecem o trabalho de artesãos maranhenses.
Com muitas cores, as peças atraem visitantes nas barracas e fortalecem o trabalho de artesãos maranhenses. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - O São João do Maranhão, além de beleza e diversão, proporciona espaço e visibilidade ao trabalho minucioso do artesão que retrata a cultura do Estado com a criatividade nos bordados, na arte e na habilidade para reproduzir peças de personagens de uma cultura cheia de brilhos, ritmos e encantos.

“Esse espaço é um grande presente para nós, artesãos; aqui temos a oportunidade de divulgar o nosso trabalho para turistas e maranhenses que gostam da cultura do nosso estado”, disse Mailir Lopes, artesã do Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama).

Leia também:

Talento e paixão pela cultura motivam artesã a confeccionar produtos juninos

Arraial da Maria Aragão promove inclusão a pessoas com deficiência

Cerca de 40 profissionais estão distribuídos em 17 barracas em um espaço reservado para o artesanato. As atrações começam a se apresentar no início da noite e, antes da festança esquentar, já tem visitante passeando pelas barracas e aproveitando para comprar artesanatos tipicamente do Maranhão, no chamado mercado criativo. As barracas de artesanato maranhense podem ser encontradas nos arraiais do Ipem e Maria Aragão até 30 de junho.

Quem gosta da arte de bordar, tem as peças em crochê. Tem, também, artesanato com penas coloridas, boizinhos em camurça, chapéus de fitas, tiaras, camisas estilizadas, bonecas de pano, figuras em gesso, pulseiras, colares, laços para os cabelos, canecas e azulejos de todos os tamanhos e temas variados.

Na barraca da família Bumba Arte é possível encontrar chapéus bordados com canutilhos e camisas do bumba meu boi. “Nós somos uma família de bordadeiras, estamos felizes em expor os nossos produtos na festa mais popular do Maranhão. É gratificante ver as pessoas encantadas com o nosso trabalho e nossa cultura”, declarou a artesã Dayane Castro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.