Dia mundial da voz!

Semana da voz é celebrada com programação em Imperatriz

Programação é direcionada aos profissionais que têm a voz como instrumento de trabalho.

Angra Nascimento / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h19
A programação segue na terça feira (17).
A programação segue na terça feira (17). (Foto: divulgação)

IMPERATRIZ - Começa nesta segunda feira (16), a programação em alusão ao dia Mundial da Voz, também comemorado hoje. A abertura das atividades ocorre com o IV workshop da voz a realizar-se no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino de Imperatriz, Steei das 15h às 17h.

Leia também: VOCÊ SABIA? Hoje é comemorado o Dia Mundial da Voz

Abertas à comunidade, palestras serão ministradas pela fonoaudióloga do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST), e visam lembrar os cuidados que se deve ter com o uso da voz.

A programação segue na terça feira (17), pela manhã, com panfletagem no calçadão com orientações sobre saúde vocal e à tarde com visitas, orientações e distribuição de material educativo nos veículos de comunicação, TV e rádio. No dia 18, cronograma é retomado com palestra no auditório do Senac às 14h e dia 20 com palestra no Caps Bacuri, sobre Saúde Vocal do trabalhador.

Profissionais Da Voz

Em especial, são considerados profissionais da voz os professores, leiloeiros, cantores, atores, vendedores, ambulantes, advogados, telefonistas, recepcionistas, políticos, líderes religiosos, jornalistas e operadores de telemarketing, entre outros.

Dados revelam que cerca de 70% da população ativa utiliza a voz como instrumento de trabalho e boa parte dela não se atenta para os cuidados que devem tomar no dia a dia. Dicas importantes para estes profissionais incluem não fumar, não gritar ou cochichar, não pigarrear excessivamente, evitar bebidas alcoólicas evitar alimentos que causem azia ou má digestão e evitar também ambientes com muita poeira, mofo ou cheiros fortes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.