Dicas

Especialista dá dicas para amenizar dores na coluna

As dicas são para as pessoas que não podem ir imediatamente ao médico.

Angra Nascimento / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h19
Confira as dicas do especialista!
Confira as dicas do especialista! (Foto: reprodução)

IMPERATRIZ - Sofrer com dores na coluna se tornou uma situação comum para boa parte da população. Entretanto, muitas pessoas não conseguem lidar com a dor e o desconforto causados, por isso acabam deixando esse problema fazer parte de suas rotinas. O especialista em coluna, Dr. André Pagotto dá algumas dicas para quem não tem ideia de como amenizar as dores quando não podem ir imediatamente ao médico.

1. “Nós precisamos nos exercitar regularmente, pois a saúde da coluna depende muito disso” explica o médico. Os exercícios fortalecem os músculos, proporcionam condicionamento físico e deixam o indivíduo saudável, o que diminui as chances de dores nas costas. “Fortalecer a musculatura das costas é ideal”, ressalta.

2. O Doutor explana que “se você é fumante ativo, está na hora de repensar esse vício, pois o risco de sofrer com problemas na coluna é maior”. O fumo diminui o fluxo de sangue que amortecem as vértebras na coluna, gerando incômodos e problemas futuramente. Não apenas a coluna, o cigarro é um mau que afeta todo o organismo humano, causando o maior número de mortes que podem ser evitadas, revela.

3. O médico fala que “um dos problemas muito frequentes é o levantamento inadequado de peso, principalmente entre homens que trabalham com serviços braçais. O ideal é remover o objeto com segurança e sempre ter ajuda de um parceiro para dividir o peso”.

4. Outro ponto crucial para uma boa saúde da coluna apontado pelo Doutor é a postura adequada ao trabalhar com o uso de smartphones, tablets e laptops. “Verifique sempre ao longo do dia se a altura desses eletrônicos estão na altura dos olhos. E faça pausas de 30 min para se espreguiçar e alongar”.

5. Em alguns casos o estresse é a raiz do problema. Ele acumula tensão muscular nas costas, que causa sensação de peso e dores nos ombros e coluna. “Tente evitar o estresse em algum momento da sua rotina, se distancie do barulho, peça que alguém faça uma massagem e desligue-se de aparelhos eletrônicos”, ensina o médico.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.