Cuidados

Uso constante de salto alto pode causar problemas de saúde

Especialistas alertam sobre cuidados que devem ser tomados.

Angra Nascimento / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h19
Além de problemas na coluna, seu uso constante provoca modificações nos dedos do pé.
Além de problemas na coluna, seu uso constante provoca modificações nos dedos do pé. (Foto: reprodução)

IMPERATRIZ - O salto alto é um acessório indispensável para muitas mulheres, pois lhe proporcionam elegância, beleza e sensação de poder. Entretanto, o que muitas não sabem é o quão prejudicial à saúde da coluna eles são, principalmente quando usados por um longo período. Além de problemas na coluna, seu uso constante provoca modificações nos dedos do pé, disfunções na região do joelho e quadril e as famosas varizes.

O ortopedista especialista em coluna, Doutor André Pagotto, explica que, ao usar salto alto constantemente, o corpo é obrigado a se jogar para frente. Isso resulta na alteração da musculatura paravertebral, popularmente conhecida como os músculos das costas, pois ela precisará fazer mais força para manter a postura ereta. Todo esse processo acarreta em dores na coluna.

Entretanto, “caso as pessoas que usam acessório por muito tempo, pratiquem atividades físicas constantes e buscam o fortalecimento dos músculos das costas e das pernas, as chances de sofrer com dores na coluna caem drasticamente”, revela o médico. Os saltos mais indicados para uso são os com tamanhos máximos de cinco centímetros. Acima de seis centímetros são considerados prejudiciais. “O uso constante do salto alto sem um programa de fortalecimento muscular pode provocar dor lombar crônica e lesão de disco intervertebral”, completa Dr. André.

A dica do médico é sempre se manter ativa, praticando exercícios físicos que fortaleçam a musculatura das costas e pernas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.