Famosos

Cantora paraense critica sotaque da novela A Força do Querer

Rita Wanzeler critica o sotaque, que segundo ela, nada tem a ver com a cultura paraense.

Angra Nascimento /Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h24
Rita Wanzeler se destaca cantando samba nas noites de Imperatriz.
Rita Wanzeler se destaca cantando samba nas noites de Imperatriz. (Divulgação /Arquivo Pessoal )

IMPERATRIZ – Que a novela Força do Querer está sendo o maior sucesso, isso ninguém duvida. No entanto, algumas críticas pipocam nos sites de fofoca sobre o sotaque paraense retratado na trama de Glórias Perez, que é novela ambientada no norte do país, entre o Pará e regiões da Amazônia.

A cantora paraense Rita Wanzeler, do projeto Samba da Rita, sai em defesa do Estado, e critica o sotaque, que segundo ela, nada tem a ver com a cultura paraense. “Ao meu modo de ver, eu acho que para se fazer qualquer coisa, tipo novela, teatro, eu acho que tem fazer realmente uma pesquisa a fundo. A novela está pecando um pouco, sobretudo em algumas gírias, que não fazem parte do vocabulário do Pará. Está bem diferente do que eu conheço”, observa.

Vivendo em Imperatriz a cerca de quatro anos, Rita que é um dos destaques da música na noite, enumera tais gírias que fogem do vocabulário paraense. “Oxi, deixe lezera”, isso não faz parte do sotaque paraense, faz parte do sotaque nordestino. Olhando a novela, está muito diferente da nossa realidade”, diz a sambista.

Rita, no entanto, conta que o “égua” e o pavulagem fazem parte do cotidiano paraense. “A gente usa bastante o “égua” e pavulagem, que é uma pessoa que se acha. Distorceu um pouco, acho que poderia ser melhor, poderia retratar melhor nossa realidade”, opina Rita, que não gostou muito de ver seu Estado retratado de forma distorcida.

O público do Pará, vem encontrando dificuldades de aceitar, por exemplo, a personagem da Isis Valverde, Ritinha, repetir expressões como “ôxenti”, “ôxi”, além de outras típicas do Nordeste, nada usuais em Belém, Santarém ou lugares adjacentes. Outra crítica bastante pertinente é acerca da personagem de Luci Pereira que repete “visse”, a todo o momento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.