Atividades comemorativas

Centro de Cultura Negra Negro Cosme inicia atividades comemorativas

Reuniram-se professores, pesquisadores e estudantes da rede estadual de ensino.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h25
Reuniram-se professores, pesquisadores e estudantes.
Reuniram-se professores, pesquisadores e estudantes. (Divulgação /Domingos de Almeida )

IMPERATRIZ - Na tarde desse sábado (25), deu-se início às atividades do Tríduo da Consciência Negra, em comemoração aos 15 anos de fundação do Centro de Cultura Negra Negros Cosme de Imperatriz. As atividades foram iniciadas com o Estudo sobre a Encíclica Laudato Si e a Consciência Negra”.

Reuniram-se no auditório do Centro de Ensino Dorgival Pinheiros de Sousa, das 14h às 18h, professores, pesquisadores e estudantes da rede estadual de ensino.

O evento iniciou-se com a mística de abertura, realizada pelos atores e atrizes da Companhia de Teatro Reinvent’arte do Centro de Ensino Urbano Rocha. Mikaelly, Bhianca, Calyne, Hamilton Diógenes, Eva Vilma, Daniele de Jesus, Ezequiel Araújo e Victória Hellen apresentaram um misto de poesias sobre Negros Cosme, um dos heróis da Balaiada.

Na sequência falou a presidenta Inês de Jesus, dando boas-vindas aos presentes e abrindo oficialmente as atividades, que foram mediadas pela Profª. Dra. Herli de Sousa Carvalho. A Profª. Mestre Margarida Chaves conduziu a primeira palestra, com o tema A Espiritualidade Ecológica nas Relações Humanas. Em seguida, o Prof. Milton Teixeira apresentou a palestra: Elementos de uma ecologia integral e as lutas dos movimentos socioambientais.

O último momento do dia, intitulado, Conversa de Comadre: Atitudes individuais e ações coletivas de cuidado com a casa comum, foi conduzido pela Profª Maria Luísa Rodrigues de Sousa e pelo Prof. Domingos de Almeida. Posteriormente foi feito um momento de avaliação das atividades desenvolvidas ao longo da tarde, sendo vistas por todos e todas os presentes como positiva.

A programação segue neste domingo (26) com uma Roda de Conversa com militantes do Centro de Cultura, nomeada, Retrospectiva Consciente, na Beira-Rio, a partir das 14h, com previsão de encerramento às 18h.

E nesta segunda-feira (27), a finalização das atividades será no Centro de Ensino Urbano Rocha, iniciando às 19h. Com o título, Negro Cosme, presente!, conta com apresentações de teatro, poesias, números musicais e de dança, todos voltados à temática negra.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.