Bichos

Dia da Saúde Bucal: pets também precisam ir ao dentista

Lembrada em 25 de outubro, data serve de alerta para tutores.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
Os pets também precisam de cuidados dentários.
Os pets também precisam de cuidados dentários. (Reprodução /Internet )

O Dia Nacional da Saúde Bucal é lembrado em 25 de outubro e, apesar de ser comum entre os humanos, ir ao consultório odontológico também é importante para os pets. De acordo com a Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (ABOV), 85% dos pets adultos apresentam algum problema dentário.

Para prevenir a perda de dentes e doenças bucais é importante cuidar da saúde oral dos pets, realizando higienização com produtos específicos para animais como cremes dentais, espumas e soluções bucais e fazendo visitas regulares ao dentista veterinário.

O mau hálito é um dos fatores que indicam que existe algo de errado na boca dos pets. De acordo com a veterinária Mara Rubia Mayorka, especializada em odontologia de pequenos animais um destes fatores é o acúmulo de placa bacteriana nos dentes, que deve ser removida por tratamento odontológico guiado por especialista.

Para evitar esse tipo de problema, um dos métodos mais eficazes é a prevenção. A escovação dos dentes dos pets deve ser feita uma vez por dia ou pelo menos três vezes por semana. “É importante que a escovação seja feita com produtos especializados. As pastas de dentes para consumo humano possuem saponáceo e flúor em grande quantidade, podendo causar irritação estomacal e gastrite no animal”, esclarece.

Outra dica importante dada por Mara Rubia Mayorka é nunca forçar a abertura da boca do cão ou do gato para fazer a escovação, porque pode provocar o surgimento de cistos e disfunções articulares temporomandibular. “A escovação deve ser feita apenas na parte frontal dos dentes, pois a língua do animal acaba fazendo o trabalho mecânico, auxiliando na higiene da boca. Os ossos naturais e artificiais e brinquedos com barbantes também ajudam na higiene oral”, diz a especialista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.