Cuidado com seu pet

Veja dicas importantes para seu pet em dias mais quentes

Pets também sofrem com o calor e precisam de ajuda para manter a “cuca fresca”.

Angra Nascimento /Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h29
Com a alta temperatura em Imperatriz,  os donos precisam escolher horários mais frios para passear com seu pet.
Com a alta temperatura em Imperatriz, os donos precisam escolher horários mais frios para passear com seu pet. (Reprodução /Internet )

IMPERATRIZ – Com a alta temperatura da Região Tocantina, cães e gatos, assim como os seres humanos sentem na pele o calor, ao ficarem mais expostos. Portanto, alguns cuidados são indispensáveis nesta época do ano, principalmente com a alimentação dos bichinhos.

Cães e gatos, geralmente têm uma temperatura normal que varia entre 37,5º C e 39,5º C, sendo que, em Imperatriz, atualmente a temperatura ultrapassa 40º C. Diante disso, os cuidados fazem-se necessários.

Pensando na saúde dos bichinhos, reportagem do Na Mira conversou com o médico veterinário, Carlos Andrew, que deu algumas dicas de como cuidar de cães e gatos em épocas mais quentes do ano. Os cuidados, segundo o especialista, começam pela alimentação.

“O fator primordial é a alimentação, porque o animal está acostumado a comer mesmo, na nossa região isso não muda muito. Já nos grandes centros, o mercado já disponibiliza suco e sorvete para cachorro, que é justamente para épocas muito quentes. É uma forma de hidratar mais o animal”, afirma o veterinário.

Carlos Andrew ressalta, que na nossa região a hidratação pode ser feita com água. “É importante que o animal tenha sempre água disponível, dependendo do tamanho da casa, em dois, três locais. Ter o cuidado de trocar essa água pelo menos duas, ou três vezes ao dia, porque a água termina esquentando e o ideal é um consumo de água mais fresca”, ressalta, lembrando que gato, em especial, gosta de água fresca.

Outra dica, principalmente, para os animais com pelagem longa é a secagem desses pelos. “Muito animais, podem molhar os pelos na água da bebida e ficarem com o pelo úmido, isso pode acarretar doenças. O recomendável é baixar os pelos, ou pelo menos secar essa pelagem”.

Na hora do passeio, muitos donos optam por passear com os bichinhos no fim da tarde. Com a alta temperatura em Imperatriz, o veterinário recomenda que esse horário não é apropriado. “A gente tem que ver que durante o dia é muito quente. Então, aqueles proprietários que gostam de passear com os cães na rua, a dica é escolher os horários mais frios”, disse, ressaltando que no fim da tarde o asfalto está quente, o que pode queimar as patas do animal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.