São João

Arraiá do Caps integra pacientes e familiares em Imperatriz

A festa atraiu dezenas de participantes entre usuários do centro e familiares.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h31
(Foto: Reprodução/ Internet )

IMPERATRIZ - Como forma de promover a interação social, a coordenação do Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS/IJ) realizou, o tradicional arraiá do Caps IJ. O evento aconteceu na sede do centro, localizado no bairro Três Poderes, e contou com a participação de pais, usuários e servidores, promovendo a integração e o fortalecendo vínculo.

Segundo a coordenadora do Caps IJ, Nadia Lima, a festa junina é parte do calendário anual de eventos da Rede de Saúde Mental, em especial do Caps Infantil, por ser um momento de integração entre os servidores, usuários dos programas e familiares, tornando mais forte esse trabalho de ressocialização que já é feito no dia a dia de acordo com o Projeto Terapêutico de cada paciente.

“Nós realizamos estas atividades festivas para lembrar com mais ênfase as datas comemorativas. Além disso, é uma forma de inclusão das crianças, que algumas vezes, por causa dos transtornos, não têm oportunidade de participar na escola ou na comunidade”, disse a coordenadora.

Segundo as diretrizes de atenção à saúde mental, os pacientes da saúde mental precisam desses momentos de ressocialização para poder evoluir nesse processo. E as festividades desse período são uma das formas de promover a integração desse paciente, tanto na família como na sociedade.

A secretária de saúde, Conceição Madeira disse que o momento é terapêutico de socialização e confraternização para aqueles que necessitam de atenção psicossocial. “Estamos buscando cada vez mais integrar a família e os usuários, isso irá facilitar a recuperação desses pacientes” destaca a secretária.

Vanda Maria Carneiro Fonseca é mãe de um usuário do Caps IJ, Matheus Carneiro, de 22 anos, autista em tratamento. “Ele tem dificuldades em se comunicar e interagir com os colegas, sofre de autismo, e um momento cultural como esse contribui para a socialização dele com as demais crianças. ”, afirma.

O Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil atende crianças e adolescentes de 0 a 18 anos com transtornos mentais, neuroses, psicoses, entre outras. Dessa forma eles recebem atendimento multiprofissional de psicólogos, psicopedagogos e psiquiatras. É uma instituição que atende à criança e a família, dando esse suporte terapêutico diariamente. Dependendo do caso, a criança recebe um atendimento intensivo ou semi-intensivo.

Dependendo da patologia, as crianças recebem atendimento durante um mês, um ano, dois anos e outras que precisam de atendimento intensivamente por um longo tempo e só recebem alta após avaliação da equipe junto com a família que definem se a criança está apta para ser reinserida no convívio social sem a necessidade de acompanhamento psicossocial.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.