Alimentação

Nutricionista dá dicas de alimentação pré e pós-treino

Dicas insdispensáveis para sua saúde.

Angra Nascimento/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h55
(undefined)

IMPERATRIZ – Para manter o corpo em dia, não basta apenas pegar pesado na malhação, é preciso saber dosar na alimentação para garantir os melhores resultados na rotina de exercícios. Para isso, o Na Mira conversou com uma nutricionista que deu algumas dicas de alimentação pré e pós-treinos.

De acordo com a nutricionista Hellen Passos, a dieta correta ajuda a reduzir o percentual de gordura e a aumentar a massa magra. “A pessoa que frequenta a academia precisa regular a alimentação. Primeiramente, essa pessoa precisa beber bastante água para eliminar toda a gordura”, diz. “Quem faz academia tem que se hidratar bem”, completa a especialista.

Os cuidados e a atenção começam antes dos exercícios. Comer antes do treino evita a fadiga muscular, a perda de massa magra e a hipoglicemia, já que a queda dos níveis de açúcar no sangue pode provocar mal-estar e tontura. O ideal é se alimentar cerca de 1h antes de malhar. Nessa fase, o melhor é ingerir carboidratos, que se transformam em glicogênio, substância que fornece energia aos músculos", ensina Hellen Passos.

Para obter energia, Hellen conta que a pessoa que malha deve equilibrar a alimentação. “Se no pré-treino você comer apenas proteína ou ficar em jejum, o corpo termina consumindo músculos para obter energia, causando perda de massa magra, e, consequentemente, diminuição do ritmo do metabolismo”.

Após o treino, a nutricionista recomenda que a pessoa coma apenas uma fruta ou uma barra de cereal. “Se o objetivo é perder peso, a pessoa não deve malhar e comer logo em seguida. A alimentação tem que ser moderada, caso contrário, a pessoa vai estar ganhando peso” conta a nutricionista que lembra, ainda, que a pessoa precisa fazer as seis refeições diárias.

“A principal refeição do dia é o café da manhã, então, precisa ser reforçado. Depois um lance (trutas ou cereal), às 9h. No almoço é indicado começar pelas saladas e comer sempre no horário certo. A tarde, por volta das 15h, um lance que inclui frutas, ou sanduíche integral. E no jantar, o ideal é diminuir um pouco a quantidade, pois o organismo começa a trabalhar mais lentamente, e por fim, antes de dormir, a pessoa deve comer apenas frutas”.

Hellen Passos ressalta, ainda, que tanto para perder como para ganhar peso é preciso saber equilibrar a alimentação. “A pessoa precisa saber que tipo de alimento vai incluir na dieta para obter o resultado almejado”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.