Praia

Paladares à prova: 1º Concurso de Gastronomia de Peixe

A ideia é incentivar os barraqueiros da praia do Cacau a produzirem novas receitas, com qualidade.

Tátyna Viana / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h04

IMPERATRIZ – Das 32 barracas montadas na praia do Cacau, 21 se inscreveram para participar do 1º Concurso de Gastronomia de Peixe, promovido pela Fundação Cultural de Imperatriz (FCI). Na primeira etapa, que começou nesse fim de semana, 7 barraqueiras apresentaram seus pratos aos jurados.

Um dos pré-requisitos de participação é que seja preparado um peixe de água doce. Maria do Socorro apostou na espécie conhecida como “branquinha” e serviu o peixe ao molho branco, com camarão, acompanhado com arroz de camarão e bacon.

“Isso é inédito aqui na praia do Cacau, serve de incentivo”, disse a barraqueira.

Os jurados avaliam critérios como higiene, criatividade e qualidade, que envolve o sabor.

“Me surpreenderam pela qualidade, mas eu espero que não seja assim só para nós, jurados, mas com os clientes que frequentarem as barracas até o fim do período de veraneio”, disse Domingos César que faz parte do júri.

Teve peixe à escabeche com arroz de cuxá e não faltou requinte, também. Alguns candidatos se preocuparam com a mesa e serviram até vinho.

“Não é tradição da praia, fizemos para ganhar o concurso”, disse Jane Gama.

O evento realizado na praia do Cacau faz parte da programação do veraneio, para incentivar os barraqueiros a produzirem novas receitas, com qualidade. Os primeiros colocados receberão premiação em dinheiro. Mais 14 pratos serão apresentados nos próximos sábados e o resultado será divulgado dia 31.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.