Ressignificação

Cinco formas de ressignificar um trauma emocional em 2022

A especialista em Tantra, Talita Góis, explica formas de sair de situações traumáticas e ainda como o tantra pode ajudar na ressignificação da situação vivida.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 26/03/2022 às 18h45
A ressignificação de um trauma emocional, trata-se de dar um outro sentido e significado para aquele acontecimento, transformando a situação negativa em que passou, em algo positivo.
A ressignificação de um trauma emocional, trata-se de dar um outro sentido e significado para aquele acontecimento, transformando a situação negativa em que passou, em algo positivo. (Foto: Divulgação )

BRASIL - Ressignificar um sentimento negativo nem sempre é uma tarefa fácil e entender e definir um trauma emocional é bem mais complicado. Um trauma emocional acontece devido a situações que causam sentimentos de sofrimento - sejam eles emocionais e/ou físicos. Esses traumas emocionais são super frequentes, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas, 86% dos brasileiros sofrem com algum transtorno mental, como ansiedade e depressão.

Leia também:

Quais os sinais que indicam se sua fome é emocional

O tratamento depende da gravidade do trauma, mas o ideal é ter o auxílio de um psicólogo e até em alguns casos ser conduzido por um psiquiatra. Cada pessoa reage diferente com as situações do dia a dia, podendo ter uma melhora significativa e gradual sobre tal repercussão emocional.

Para a terapeuta tântrica e especialista em sexualidade, Talita Góis, o trabalho com o Tantra surgiu como uma última alternativa para ela se recuperar de uma depressão. “Costumo dizer que o Tantra salvou minha vida, na época que descobri a terapia ela me ajudou a enfrentar uma depressão profunda, me reconectar comigo mesma e ainda virou minha fonte de renda. Comecei a buscar locais para iniciar na carreira, mas tive uma grande dificuldade, a partir disso surgiu a ideia de abrir minha própria escola de Tantra”, conta.

A ressignificação de um trauma emocional, trata-se de dar um outro sentido e significado para aquele acontecimento, transformando a situação negativa em que passou, em algo positivo. A autoaceitação ajuda a entender a si mesmo sobre certas emoções, pensamentos, ações e falas.

“Quando o assunto é o Tantra estamos falando sobre o amor, sobre aceitar quem você é de verdade, na sua essência, no seu íntimo. A auto aceitação é um caminho lindo a ser trilhado, entender quem você é, quais são seus medos e os seus traumas. É cuidar de você mesmo e se conhecer profundamente, olhar pra dentro de si e deixar que a sua força venha para fora. O seu corpo é o seu templo, conhecê-lo te faz mais forte e mais amável.”, comenta a especialista em sexualidade.

Abaixo, ela esclarece cinco formas de ressignificar um trauma emocional. Confira:

1 - Neutralize o ambiente: segundo dados levantados pela International Stress Management Association (Isma-BR), 20% dos funcionários ativos estão trabalhando sob forte pressão emocional, o que compromete a saúde física e emocional fora do ambiente corporativo. “Neutralizar o ambiente que está ajuda a espairecer algumas situações, cada ambiente merece ter as suas particularidades. Procure não levar trabalho para casa e nem problemas de casa para o trabalho”, comenta Talita.

2 - Faça Terapia: procurar qualquer tipo de terapia nesses momentos é essencial para ressignificar um trauma. Talita sugere a terapia tantrica. “Quando dizemos que o Tantra é terapêutico, dizemos que o seu próprio corpo ganha forças para se libertar daquilo que não é você, mas que por algum motivo você precisou se tornar. O Tantra é amor, é olhar para si com mais atenção, com mais compaixão“, explica a especialista.

3 - Procure hobbies que te alive de certos traumas: “Os hobbies, também conhecidos como passa tempo, estimulam a concentração e o prazer auxiliando no autocuidado. O tantra, por exemplo, te leva a um caminho de incríveis e intensas descobertas.”, comenta a terapeuta.

4 - Não fuja do trauma, lide de suas feridas internas: “Uma forma valiosa para esse processo é não julgar e sim aprender a olhar para suas feridas e dores com um novo olhar, para que assim, uma nova experiência seja criada. Comece a se amar mais, entender a vida de uma forma diferente e dá início a uma jornada única onde todos os paradigmas são quebrados e a libertação se torna palpável e real”, revela Talita.

5 - Cuide mais de você mesmo: “Cuidar das pessoas ao nosso redor é de extrema importância, mas não se esqueça de cuidar de si mesmo, afinal o autoconhecimento pode te transformar por inteiro", finaliza Talita Góis, dona do Talita Góis Beauty Spa.

Sobre Talita Gois

Talita Gois é terapeuta vibracional, massoterapeuta, estudante de psicanálise e especialista em sexualidade. Atua na área há mais de 5 anos. Tornou-se Terapeuta Tântrica, palestrante e instrutora de cursos dedicada integralmente a resgatar centenas de pessoas de seus traumas, medos e repressões decorrentes de imposições da sociedade. Empresária e proprietária do Talita Gois Beauty Spa, localizado no bairro Anália Franco em São Paulo. Hoje, recebe pessoas de várias cidades, estados e países que buscam uma imersão para o autoconhecimento. Teve sua própria experiência transformadora dentro do tantra e resolveu levar a terapia como sua missão de vida. Idealizadora do projeto Ame-se, em que atende gratuitamente mulheres que sofreram qualquer tipo de abuso, seja ele físico ou emocional.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.