Cinema Maranhense

Evento maranhense vai reunir grandes nomes de HQ e do cinema de animação

Criadores de animações como O Irmão do Jorel e Show da Luna, Célia Catunda e Zé Brandão estarão na programação do evento que será híbrido e gratuito

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 26/03/2022 às 19h06
(Foto: Divulgação )

SÃO LUÍS - “Roda de Quadrinhos – do traço ao movimento” vai reunir, no mesmo lugar, artistas regionais e nacionais num evento que vai brindar os fãs tanto da sétima, quanto da nona arte. Com transmissão ao vivo pela plataforma do Youtube, os debates e rodas de conversa ocorrerão nos dias 20 e 27 de novembro, respectivamente o penúltimo e o último sábado do mês, e nos dias 17, 18 e 19 em escolas da rede municipal de ensino, na zona rural da cidade, com oficinas de animação, seguidas de exibição de curtas animados e lanche pra criançada.

Resultado do edital Edital Nº 07/2021 de Fomento a Projetos pela Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), do Ministério do Turismo e da Secretaria Especial de Cultura do Governo Federal, o evento tem como objetivo possibilitar o acesso da comunidade aos dois segmentos do entretenimento, produzindo um intercâmbio entre o público e os convidados, bem como promover uma interação entre a arte e a educação por meio da linguagem dos quadrinhos e do cinema de animação.

Grandes fazedores do cinema de animação e das HQ´s, entre quadrinhistas, escritores, roteiristas, produtores, animadores e editores foram convidados. Marcam presença no primeiro dia do evento virtual, a partir das 16h do dia 20, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Dupla Criação, Thaís Gualberto (PB), do Coletivo WC e autora de tirinhas publicadas em jornais como Folha de São Paulo, como o “Quadrinhos Intuados - Encontro Regional sobre Histórias em Quadrinhos” e o escritor e quadrinhista Zé Wellington (CE), indicado três vezes ao Troféu HQ Mix.

Fazem o evento de abertura, ainda, a quadrinista e vencedora dos prêmios Angelo Agostini e do HQMix, em 2019, Roberta Cirne (PE); o quadrinista de pequenas editoras dos Estados Unidos, Romulo Freire (MA); o ilustrador e animador, inclusive de obras para a Disney, como o professor Pardal, Nestablo Ramos (DF); o artista gráfico, roteirista e editor Iramir Araújo (MA) e Sidney Gusman, considerado um dos maiores especialistas em HQ do Brasil.

Já na segunda rodada do evento, que vai acontecer no dia 27 de novembro, também a partir das 16h, estarão presentes o co-diretor do Núcleo de Cinema de Campinas, Maurício Squarisi (SP) o escritor e cineasta Joaquim Haickel (MA), do Polo de Cinema do Maranhão; o sócio da Dupla Criação, mestre em Artes Visuais, professor, animador, roteirista e quadrinhista Beto Nicácio (MA); o crítico de cinema e roteirista, inclusive de séries da TV Globo, Rodrigo Fonseca (RJ);

Também no dia 27, último dia do evento com transmissão pelo canal da Dupla Criação no YouTube, participam o animador, cartunista, ilustrador e quadrinista Allan Sieber (RJ); a fundadora e diretora da Pinguim Content, com vasta experiência em animação infantil, Célia Catunda (RJ); o produtor executivo da Idé Productions, Christian Dellon (MA) que recentemente fundou a ME2 em São Paulo e CBC em Cabo Verde e Lisboa, e Rosana Urbes (RJ) - destaque no cenário de animação internacional, como “Mulan”, “Tarzan” e “Lilo &Stitch”, dos estúdios Disney.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.