tristeza

Redes Sociais: famosos lamentam incêndio que destruiu Cinemateca Brasileira

Várias celebridades lamentaram o ocorrido nas redes sociais.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
Caso revoltou famosos e anônimos, nessa quinta-feira (30).
Caso revoltou famosos e anônimos, nessa quinta-feira (30). (Reprodução)

BRASIL – Na noite dessa quinta-feira (29), um galpão da Cinemateca Brasileira, localizado em São Paulo, pegou fogo revoltando famosos e anônimos diante da perda de grande parte da produção audiovisual brasileira. Várias celebridades lamentaram o ocorrido nas redes sociais.

Por meio do Instagram, a atriz Mariana Ximenes lamentou e se indignou com o descaso do poder público.

Leandra Leal também manifestou sua indignação em tom de tristeza nas redes sociais, pelo incêndio na Cinemateca Brasileira, afirmando que houve negligência.

Carolina Dieckman comentou: “O fogo devastador…nem toda a lágrima do mundo apaga; nem toda a lágrima. Precisamos de um mar”, disse.

O ator Lázaro Ramos também comentou sobre o caso, relembrando o incêndio no Museu Nacional em 2018. “Em 20 de julho de 2021 o ministério público Federal alertou para o risco de incêndio na cinemateca brasileira. Sendo que ela já vinha sofrendo com alagamentos desde 2020. Funcionários denunciaram o abandono da instituição. E nada foi feito. Uma parte da memória da nossa história pode se acabar em meio as cinzas. E é a crônica de uma tragédia anunciada. E isso depois de em 2018 o Museu Nacional ter sido destruído. Ainda tenho na memória a imagem de tamanha perda. Qual o valor da nossa memória, da nossa história, das nossas produções? Só pra lembrar Cinemateca Brasileira é a instituição responsável pela preservação da produção audiovisual brasileira desde 1940. Possui o maior acervo de ‘imagem em movimento’ da América Latina e é uma das maiores instituições do gênero do mundo. Como não ficar indignado com tamanho descaso com a nossa história e patrimônios?” , disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.