Preenchimento labial

Dentista explica detalhes sobre harmonização facial

Odontologista diz que os lábios mais buscados em seu consultório são os de Angelina Jolie e Anitta.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
Odontologista diz que um dos lábios mais buscados em seu consultório são os de Anitta.
Odontologista diz que um dos lábios mais buscados em seu consultório são os de Anitta. (Foto: Reprodução)

BRASIL - Não é de hoje que o preenchimento labial está em alta. O procedimento que bomba entre as celebridades vem se tornando cada vez mais comum nas clinicas de estética e consultórios odontológicos. Especialista em harmonização facial e adepto a ressaltar a beleza natural, Dr. Emanuel Bernardino explica que o procedimento minimamente invasivo consiste na introdução de uma cânula ou agulha que deposita a substância do preenchimento - normalmente ácido hialurônico - nos lábios de acordo com o objetivo e proporções do paciente.

Existem diversos casos em que o procedimento é indicado, sendo eles: o simples desejo estético por falta de volume ou contorno dos lábios, a perda de massa por envelhecimento, a melhora do aspecto de rugas em fumantes ou por idade, a correção de sorriso gengival, e de acordo com o profissional, até mesmo para corrigir assimetrias genéticas ou causadas por traumas, “nesse caso, podemos preencher apenas uma área do lábio, por exemplo”, afirma. Mas mesmo para correções, é necessário ter cautela. “Certa vez, uma paciente levou uma foto de seus próprios lábios quando era mais jovem como modelo. O rosto todo havia mudado e para atingir aquele resultado da foto, seria necessário um processo de harmonização em todo o rosto”.

Menos é mais

Para o Dr. Emanoel, a métrica perfeita na hora de ressaltar a beleza de um paciente é o mínimo para atingir o melhor resultado e ser o mais natural possível. “Devemos respeitar o limite da face sempre, pois quando isso não acontece, certamente fugirá da naturalidade. Para evitar o exagero, é necessário ser ponderado e aplicar uma visão holística de que ‘menos é mais’. Estou sempre estudando para não cometer este tipo de erro, e de fato, nunca aconteceu”, conta o profissional, dizendo que os padrões de beleza em lábios mais buscados em seu consultório são os de Angelina Jolie e Anitta. “Nem sempre é possível, depende da estética de cada rosto”.

Além da proporção estética ideal, outros limites devem ser respeitados. “Existem sim proporções simétricas para a boca, levando em conta a genética do paciente. Mas deve ser considerado também o limite de elasticidade máxima tecidual, pois isso pode acarretar diversas complicações como edemas e ainda pior, a necrose devido a ausência de circulação sanguínea no local”, alerta o odontologista.

Quem já fez o procedimento ou está prestes a fazer, não precisa se assustar. Com parcimônia, é uma técnica segura e poderá gerar no máximo alguns hematomas que sairão com o tempo. “A região dos lábios é bastante sensível e por isso qualquer manobra criará uma espécie de agressão. É indicado colocar gelo para o edema e analgésico para aliviar possíveis dores e desconfortos”.

Retoques

Considerando variações naturais como a idade e fatores extrínsecos, o ácido hialurônico, substância usada em preenchimentos, é absorvido pelo corpo humano em até 12 meses e aí está a magia deste tipo de procedimento: é absolutamente reversível e pode ser modelado pouco a pouco. “O fantástico da harmonização facial de modo geral é justamente isto. Sempre podemos buscar melhorias e a degradação do ácido varia por local aplicado. Até mesmo a textura utilizada irá variar. Nos lábios, o ácido é bem fluido e fica em uma área que está em constante movimentação. Isso é excelente para quem quer mudar pouco a pouco, que é o mais indicado”, finaliza Emanuel.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.