Após as compras

Veja quatro cuidados ao higienizar os alimentos

Especialista indica: higienização adequada dos alimentos evita diversos problemas de saúde.

Na Mira, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
Ao chegar em casa, os alimentos comprados também precisam de um cuidado especial.
Ao chegar em casa, os alimentos comprados também precisam de um cuidado especial. (Foto: Divulgação)

BRASIL - Com a chegada do novo coronavírus ao Brasil, a rotina de muita gente ficou alterada. Para prevenir a proliferação do vírus, os cuidados se estendem até na hora de ir ao supermercado, onde deve-se passar o menor tempo possível no local, evitar levar a mão ao rosto e manter sempre a distância de segurança de outros consumidores. Esses são só alguns dos cuidados recomendados na hora de ir às compras.

Leia também: Coronavírus: veja 10 cuidados na hora de ir às compras

Ao chegar em casa, os alimentos comprados também precisam de um cuidado especial, mas como deve ser essa higienização? As dicas a seguir são da nutricionista, mestre em Saúde do Adulto e da Criança, e coordenadora do curso de Nutrição do Centro Universitário Estácio São Luís, Monique Nogueira, que alerta para a importância desse hábito.

1 - Cuidados em casa incluem alimentos lacrados

Ao chegar em casa, após as compras dos alimentos, a higienização é fundamental e deve ser seguida com cuidado. No caso dos alimentos lacrados, antes de colocá-los nos armários ou despensas, lave as embalagens com água e sabão e, em seguida, borrife álcool 70% ou solução clorada.

2 - Frutas, verduras e legumes devem ser lavados antes de serem guardados

Retire frutas, verduras e legumes das embalagens, lave com água corrente e deixe de molho em um recipiente com água e água sanitária – para cada um litro de água uma colher (de sopa) de água sanitária. Deixe as frutas e verduras nessa solução por cerca de 10 ou 15 minutos no máximo e, em seguida, lave bem em água corrente e deixe secar naturalmente. Se for para a geladeira, armazene em potes ou sacos próprios para refrigeração, para melhor organização do espaço.

3 - Higienização de alimentos com cascas: sem molho

Alimentos que possuam casca precisam ser limpos com escovinha ou bucha, específicas para esse uso, para que a sujeira superficial seja retirada por completo. Depois, basta enxaguar em água corrente.

4 - Guardou os alimentos? Atenção às maçanetas e aos puxadores dos armários!

É fundamental que, após a higienização dos alimentos, maçanetas e puxadores dos armários e geladeiras sejam também higienizadas. Afinal, são eles que primeiro você toca antes de pegar o alimento que deseja, por isso, é importante mantê-los sempre limpos e higienizados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.