Recomendações

Saiba quando o uso de máscaras caseiras é indicado

Médicos e outros profissionais da área da saúde devem usar apenas máscaras com registro.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
Esse tipo de máscara, geralmente feita com pano, não é indicada para uso em hospitais.
Esse tipo de máscara, geralmente feita com pano, não é indicada para uso em hospitais. (Foto: reprodução)

BRASIL- Apontadas pelo secretário-executivo do ministério da Saúde como alternativa para quem está em isolamento domiciliar por causa do coronavírus, as máscaras caseiras podem ser usadas para evitar a dispersão do vírus em um determinado ambiente.

João Gabbardo deixa claro, porém, que esse tipo de máscara, geralmente feita com pano, não é indicada para uso em hospitais, principalmente por médicos e outros profissionais da área da saúde.

"Não recomendo isso (máscaras caseiras) para o serviço de saúde", avalia o secretário-executivo João Gabbardo. Ele acresenta, ainda, que o uso de mácaras caseiras se assemelha à ação de colocar o braço no rosto quando for espirrar.

"Isso que a gente está sugerindo é para as pessoas que estão sintomáticas e estão em isolamento. Estamos falando aqui de uma barreira física, para evitar que as gotículas se dispersem. Essa barreira física muitas vezes a gente faz com o braço", finaliza Gabbardo.

Veja exemplos de máscaras caseiras:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.