Moda

Mangas bufantes invadiram a moda e se tornaram a tendência mais forte de 2019

Bastante usadas na década de 80, as mangas bufantes voltaram com uma uma releitura mais moderna.

Na Mira, com informação da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h10

BRASIL - A modelagem de tecido abundante nos braços é a característica marcante. As peças de mangas bufantes que estão caindo no gosto do street style e dominaram os desfiles das grandes marcas que desfilaram nas semanas de moda de Nova York, Milão e Paris.

Leia também: Vestidos fluidos se tornam a tendência da estação

Bastante usadas na década de 80, as mangas bufantes voltaram com uma uma releitura mais moderna e descolada. Antes absurdamente exageradas, agora elas trazem o romantismo necessário em modelagens ligeiramente mais discretas e comprimentos cropped, ideais para combinar a peças atemporais como o jeans.

[e-s001]

A especialista em moda Leila Daher explica que apesar de dividir opiniões, e até mesmo “assustar” inicialmente, a tendência não é difícil de usar. “Os vestidos uma alternativa para quem tem receio, basta combiná-los ao slingback do momento e se jogar. Outra opção são as blusas cropped, que vão bem com diversas modelagens de jeans e linho”, explica.

[e-s001]

Quem pode usar?

Apesar de não existirem regras quanto a gostos, pessoas mais antenada a proporções e ao que valoriza seu tipo de corpo devem estar atentas, pois esse tipo de peça traz foco de volume para a porção superior do corpo. “Pessoas com o corpo tipo pêra, ou seja, que possuem os ombros mais estreitos que os quadris podem abusar das mangas bufantes para trazer proporção visual ao look”, explica Leila.

Outra classe que pode usar a tendência sem medo é a de mulheres com o tipo de corpo ampulheta. “Nesse caso é bom seguir a regra eterna de sempre marcar a cintura, de forma que a proporção do quadril fique evidente e realce o formato o formato violão”, recomenda.

Em tese, pessoas com corpo em formato de pirâmide invertida são as que devem ser mais cuidadosas ao compor um visual com a peça. “Por já terem caracteristicamente ombros e peitos mais largos que o quadril, adicionar mais volume a essa região pode enfatizar a desproporcionalidade. Mas caso a pessoa gosta da tendência e queira usar mesmo assim ela pode, basta equilibrar com peças mais soltas na parte de baixo”, aponta.

[e-s001]

E como usar?

O segredo é bem óbvio: evitando peças volumosas na parte de baixo. Babados, pinças e laços devem ser deixadas de lado nesse momento e substituídos por modelagens mais retas para evitar desequilíbrio e excesso de informação.

É interessante estar atento a temporalidade da composição. Para que não fique datada, a especialista recomenda que a peça deve ser acompanhada de roupas mais modernas como um jeans podrinho ou saias e calças em couro. “A modelagem adotada deve ser uma mais sequinha e reta, sendo ótima para quem deseja disfarçar o quadril e desviar a atenção para os ombros”.

[e-s001]

De acordo com Leila Daher a peça combina como um visual mais leve e cai bem com rasteirinhas, sandálias de tiras finas, sapatilhas, botas e até tênis. “Existem inúmeras possibilidade de combinação, basta encontrar o estilo que mais se adapta e compor da maneira que preferir”.

mangas bufantes

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.