Dicas de saúde

Cirurgião destaca 10 coisas para saber antes de encarar o bisturi

A cirurgia plástica pode ser uma aliada da autoestima e da estética, mas não deve ser feita aleatoriamente.

Divulgação/Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h11
A busca pela perfeição sempre foi uma meta para as mulheres de todo o mundo.
A busca pela perfeição sempre foi uma meta para as mulheres de todo o mundo. (Foto: Divulgação)

O ideal de beleza se transformou ao longo dos séculos, mas a busca pela perfeição sempre foi uma meta para as mulheres de todo o mundo. A cirurgia plástica pode ser uma aliada da autoestima e da estética, mas não deve ser feita aleatoriamente.

O cirurgião plástico Dr. Marco Cassol, da capital paulista, destaca que toda cirurgia apresenta riscos e é preciso compreender os motivos que levam a paciente a querer a modificação corporal ou facial e saber exatamente se a correção realmente é necessária e se e há, de fato, um “defeito” a ser corrigido.

O médico aponta 10 itens de destaque que devem ser elencados na hora de decidir fazer uma cirurgia plástica:

1) O que dizem seus familiares e amigos? As pessoas ao seu redor concordam que você tenha que corrigir o que diz que está ruim no seu rosto ou no seu corpo ou esta é uma ideia fixa sua?

2) A cirurgia é o único meio de atingir esse objetivo? Será que com exercício físico, dieta ou cosméticos você não consegue mudar o que te incomoda?

3) Você conhece os riscos da cirurgia e os cuidados que devem ser adotados durante o pós-cirúrgico? Muitos procedimentos apresentam edema, dor, hematomas etc. no período de recuperação.

4) Você está ciente de que deve ser totalmente honesta com seu médico? Por mais polêmico que possa ser, o médico deve ser informado a respeito do uso de drogas, tabaco, álcool e até mesmo problemas de saúde que possam ser impeditivos de uma cirurgia. Por mais que o médico lhe negue o procedimento, acredite, ele está evitando um mal maior que pode colocar em risco a sua vida.

5) Como anda o seu relacionamento amoroso? Você está sozinha ou tem alguém? A opinião dessa pessoa é o motivo que a leva a buscar a cirurgia? Se for, é o motivo errado para querer operar.

6) Você é perfeccionista, detalhista? As pessoas muito exigentes consigo e com os outros podem enxergar “defeitos” onde eles não existem, assim como podem buscar a perfeição, sendo que ela não vai ser conquistada facilmente.

7) Você está consciente de que sua vida pode não mudar como espera que mude? O fato de fazer uma cirurgia plástica não vai fazer as pessoas te acharem mais bonita, não vai facilitar encontrar o amor da vida ou o emprego dos sonhos.

8) Você é ansiosa ou impaciente? Alguns procedimentos levam alguns meses para apresentar o resultado final, pois o corpo precisa se adequar e reduzir o inchaço, cicatrizar o local e, ao olhar o espelho poucas semanas após o procedimento, você ainda não vai estar satisfeita com o que vai ver. É preciso dar tempo ao tempo para conferir o seu novo visual.

9) Não se deixe levar pelo resultado dos outros. Uma prótese de silicone pode ficar ótima na sua amiga, mas no seu biótipo pode ficar exagerada. O lifting da sua vizinha não deixou marcas, mas seu organismo não reage como o dela. É preciso pensar em cada pessoa individualmente e sem se deixar levar pela pressão da sociedade ou pelos resultados conquistados por terceiros.

10) A escolha do cirurgião plástico é essencial! Além de ser um profissional Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, ele deve lhe passar confiança e não apenas concordar com o que diz. O bom profissional tem bom-senso e se preocupa com o ser humano por trás do paciente, não apenas com a cirurgia que será realizada.

O Dr. Marco Cassol é cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS) e da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) com mais de 20 anos de experiência. É formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em plástica facial.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.