Carnaval 2018

Especialista alerta sobre os cuidados com a voz durante o Carnaval

Hidratação e boa alimentação são algumas das maneiras de preservar o aparelho vocal.

Adriano Soares / Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h20
Durante a folia de Carnaval é comum estarmos usando a voz em ambientes com muito barulho.
Durante a folia de Carnaval é comum estarmos usando a voz em ambientes com muito barulho. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS – É Carnaval, o período mais festivo do ano. Durante essa época, além de abusarem nas fantasias e adereços, muitas pessoas também abusam da voz, principalmente durante os blocos e bailes. Por isso, especialistas alertam para os riscos e cuidados com o aparelho vocal durante a folia de Momo.

LEIA TAMBÉM:

Cuidados para evitar problemas com a pele no Carnaval

Dicas que garantem um carnaval tranquilo para crianças

Diversão e muito barulho: saiba como proteger a audição nos dias de folia

No Carnaval, a voz é usada pra demostrar emoção e alegria, cantando e falando as vezes bem alto. Mas é aí que mora o perigo, de acordo com a fonoaudióloga Glenda Santiago. “Durante a folia de Carnaval é comum estarmos usando a voz em ambientes com muito barulho, o que causa a competição sonora, fazendo com que o uso da voz seja mais intenso”, afirma a especialista.

Durante os dias de Carnaval, é normal que os foliões tenham poucas horas de sono, pouca hidratação e alimentação inadequada. Segundo a fonoaudióloga, tudo isso prejudica o bom funcionamento das pregas vocais. “As duas pregas vocais, que produzem a nossa voz, são compostas por grupos de músculos e estão nas vias aéreas respiratórias, onde o ar passa na ida e na volta dos pulmões. Uma região que precisa estar bem hidratada”, esclarece Glenda Santiago.

A fonoaudióloga explica que durante o Carnaval, com a intensa atividade física feita pelos foliões, aliada com o calor e o consumo de bebida alcoolica, a hidratação fica deficiente, o que causa o mal funcionamento das pregas vocais e a possibilidade de lesão. “O consumo excessivo de qualquer bebida alcoolica, principalmente destilados como vodka, whisky e cachaça, causam desidratação, podendo ocasionar edema nas pregas vocais”, alerta a especialista.

Glenda Santiago afirma ainda que a alimentação é muito importante nesse período de Carnaval, para a nutrição do corpo todo e conservação da voz. “Durante a folia o ideal são comidas leves, evitando frituras, gorduras, alimentos muito condimentados, excesso de café e frutas cítricas que podem causar refluxo gastroesofágico que prejudica muito a voz”, ressalta a fonoaudióloga.

A especialista conta, também, que a rouquidão ou a ausência total de voz é muito comum após o Carnaval. Ela pode ser ocasionada apenas por fadiga vocal, mas, também, por alguma lesão nas pregas vocais, causada pelo mau uso durante esses dias. Além disso, infecções de faringe e laringe são bem comuns. “O repouso vocal é importantíssimo. Temos que lembrar que todo músculo que é muito usado precisa de descanso. Com as pregas vocais não é diferente. Ficar em silêncio, hidratar-se e fazer uma nebulização com soro fisiológico ajuda bastante”, garante a fonoaudióloga Glenda Santiago.

As dicas foram dadas. Agora é só segui-las e cair na folia. Bom Carnaval!

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.