Cultura e tecnologia

Poucos recursos prejudicam uso de internet na cultura, demonstra pesquisa

Na Mira, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h20
( Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

BRASIL - O uso de tecnologias da informação e comunicação ainda está sendo pouquíssimo aproveitado pelos instrumentos culturais brasileiros. Instituições culturais, bibliotecas, cinemas, museus, teatros e pontos de cultura não usufruem totalmente das tecnologias que a cada dia surgem para trazer mais inovação e comodidade ao ser humano. E, boa parte disso, se deve à falta de recursos a qual o país está submetido.

A maior dificuldade para o uso da internet e do computador nesses locais está no uso de dispositivos ultrapassados e a baixa velocidade de conexão. “Esses aspectos revelam que ainda persistem desafios econômicos, de infraestrutura e de capacitação para apropriação das tecnologias pelos equipamentos culturais brasileiros”, disse Alexandre Barbosa, gerente d um dos maiores núcleos de informação brasileiro.

O uso de websites e redes sociais pelos equipamentos culturais brasileiros está mais voltado à divulgação de notícias e atividades das instituições do que para a difusão de conteúdos culturais. “Os equipamentos culturais são um importante local de efetivação do acesso à cultura, tanto pela oferta de atividades de formação e programação cultural, quanto pela preservação e difusão de acervos. Entretanto, o uso das TIC por parte destas instituições ainda é incipiente para o pleno aproveitamento deste potencial. As tecnologias digitais poderiam ser utilizadas não apenas para divulgar as atividades das instituições, mas também para ampliar os públicos da cultura por meio da realização de transmissões ao vivo, atividades de formação à distância e disponibilização de acervos na internet”, disse Barbosa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.