Dicas de saúde

Comprimidos podem ser partidos? Clique aqui e saiba

Especialista tira dúvidas sobre o assunto.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h21
(Foto: Reprodução)

BRASIL - Muita gente tem dúvidas sobre ou acham que podem consumir determinados comprimidos de forma fracionada, mas fazer isso é errado e pode até prejudicar a eficiência do medicamento. Pensando nisso, a farmacêutica Mirna Alves Silva Pires revela qual o jeito certo tomar medicamentos em forma de comprimidos ou cápsulas.

Comprimidos não podem ser partidos e devem ser tomados com um copo de água. "Quando são partidos podem perder o revestimento protetor, comprometendo sua ação terapêutica, principalmente, se os princípios ativos forem sensíveis ao ácido do estômago", explica a farmacêutica Mirna Alves Silva Pires.

As cápsulas não devem ser abertas, com exceção daquelas que contém indicação para isso. Quanto ao armazenamento, o ideal é manter os remédios em ambiente seco, longe do calor, umidade, sem exposição solar, e guardados na própria embalagem. "Remédio é coisa séria e, embora seja um item comum na prateleira de quase todo mundo, é importante conhecer as formas de administração para usar corretamente, e sempre consultar um médico antes", finaliza.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.