Período de férias

Cuidados para alugar imóveis para temporada na era dos negócios online

Especialista indica não confiar somente em fotos.

Na Mira, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h21
A segurança deve ser o primeiro item da sua lista.
A segurança deve ser o primeiro item da sua lista. (Foto: Divulgação)

BRASIL - Com a proximidade das férias, o mercado de aluguel de imóveis por temporada fica aquecido. A internet agiliza contatos e negócios com economia de tempo e de dinheiro, mas também abre portas para várias situações que podem levar o consumidor ao erro. Especialista em avaliação de imóveis alerta para as propagandas enganosas e indica o que considerar para uma transação segura.

Para o engenheiro civil e Diretor da Figueiredo & Associados, Flávio Figueiredo, que também é Conselheiro do Instituto Brasileiro de Avaliações de Perícias de Engenharia de São Paulo (IBAPE-SP), muitos problemas ocorrem quando a pessoa só vê o imóvel pela internet, sem visitá-lo pessoalmente. "As fotos que se vê na rede podem mascarar uma série de problemas. O ideal é conferir de perto ou pedir que alguma pessoa de confiança o faça, cercando-se de cuidados para ter certeza de que o que se está alugando corresponde às fotos", explica

Para a temporada de verão, alguns itens básicos devem ser verificados. Detalhes que nem sempre são observados, mas que fazem muita diferença. "É preciso saber se o imóvel tem as instalações que a pessoa considera imprescindíveis, além de abastecimento de água e segurança", pondera Flávio.

Outro ponto importante é a localização. Áreas aparentemente tranquilas podem reservar surpresas em determinadas épocas do ano. "É preciso verificar se, por exemplo, uma boate não será aberta perto da casa ou prédio. Mesmo que seja a uma certa distância, um bar ou danceteria pode causar engarrafamentos e barulho, gerando transtornos", alerta.

Figueiredo ressalta, ainda, que buscar informações com vizinhos e comerciantes das proximidades é sempre uma boa opção. "Também é fundamental que o contrato reflita exatamente a transação realizada, incluindo objetos que estejam no imóvel e qualquer discrepância deve ser comunicada imediatamente", finaliza o especialista.

Sobre a Figueiredo & Associados

Empresa com 30 anos de experiência em Avaliações, Perícias e Consultorias Técnicas, reconhecida no mercado pelo rigor técnico, isenção, sigilo e pontualidade. Formada pelas divisões F&A Valor – avaliações patrimoniais e econômicas; F&A Perícias – perícias e consultorias técnicas; F&A Vistor – Vistoria e Inspeções; F&A Ambiental – consultorias e perícias ambientais; e F&A Análise – consultorias e perícias contáveis e econômicas. Atende pessoas físicas, jurídicas e famílias tanto nos âmbitos administrativo e judicial como em mediações e arbitragens, desenvolvendo trabalhos referentes a empresas, obras, contratos, concessões, imóveis urbanos e rurais, empreendimentos, shopping centers, indústrias, máquinas e equipamentos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.