Dia da Consciência Negra

Consciência negra: entenda o significado desta data

O dia da consciência negra é comemorado hoje (20) em todo o país.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h21
Zumbi lutou até a morte contra a escravidão, que só se concretizou em 1888, com a abolição oficial da escravatura no Brasil.
Zumbi lutou até a morte contra a escravidão, que só se concretizou em 1888, com a abolição oficial da escravatura no Brasil. (Foto: reprodução)

BRASIL - O Dia Nacional da Consciência Negra foi oficializado nacionalmente em 10 de novembro de 2011. O motivo que levou à escolha da data foi o desejo de homenagear Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, que faleceu em 20 de novembro de 1695.

Durante o período colonial brasileiro, Zumbi simbolizava a luta do negro contra a escravidão. Os quilombos que eram liderados por ele formavam a resistência ao sistema escravocrata que vigorava e eram os principais responsáveis pela preservação da cultura africana no Brasil.

O objetivo do Dia da Consciência Negra é provocar uma reflexão sobre a importância que o povo e a cultura africana possuem. E, além disso, relembrar o impacto que tiveram na formação da identidade e cultura brasileira. Em razão da data, foi decretado feriado em cerca de mil cidades em todo o país e também em alguns Estados, por meio de decretos estaduais.

Saiba quais estados consideram o Dia Nacional da Consciência Negra como feriado estadual:

Alagoas - Todos os municípios
Amazonas - Todos os municípios
Amapá - Todos os municípios
Bahia - 3 municípios
Espírito Santo - 2 municípios
Goiás - 4 municípios
Maranhão - 1 município (Pedreiras)
Minas Gerais - 11 municípios
Mato Grosso do Sul - 1 município (Corumbá)
Mato Grosso - Todos os municípios
Paraná - 3 municípios
Rio de Janeiro - Todos os municípios
Rio Grande do Sul - Todos os municípios – facultativo
São Paulo - 102 municípios
Tocantins - 1 município (Porto Nacional).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.