Tecnologia

App sobre Síndrome de Down ganha prêmio nacional

O App Elo 21 foi um dos quatro selecionados entre 43 concorrentes; número de inscritos bateu recorde de todas as edições

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h21
Além disso, o app possibilita o armazenamento de receitas médicas e resultados de exames.
Além disso, o app possibilita o armazenamento de receitas médicas e resultados de exames. (Foto: Reprodução)

O Prêmio Doutor Cidadão chegou à sua oitava edição em 2017 e tem como foco a premiação de iniciativas de médicos e acadêmicos que propõem melhorias sociais na área da saúde. Nesta edição, quatro iniciativas foram contempladas e, entre elas, o app Elo21 que auxilia na organização do dia a dia da pessoa com Down.

A premiação, conduzida pela Associação Paulista de Medicina - APM, reconhece desde 2004 projetos sociais nas áreas de Saúde, Educação, Assistência Social, Meio Ambiente e Sustentabilidade, idealizados e executados por médicos e acadêmicos da Medicina.

Aplicativo em prol da família Down

O projeto, idealizado por Angelo Chelotti Duarte, estudante do 6º ano da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, recebeu o primeiro lugar na categoria "Acadêmicos". O aplicativo é uma ferramenta de gestão da saúde para famílias de pessoas com síndrome de Down.

A ferramenta surgiu a partir da observação do estudante em relação à dificuldade das famílias e dos pacientes na administração da agenda de consultas médicas com diversos especialistas, das informações recebidas dos médicos, saúde bucal, controle de peso, e também de dados sobre a síndrome. Além disso, o app possibilita o armazenamento de receitas médicas e resultados de exames. Por meio dele, os familiares também sabem os períodos corretos para as próximas consultas, de acordo com o Protocolo e Diretrizes do Ministério da Saúde sobre Síndrome de Down.

"Além de todas as facilidades para a rotina da pessoa com Down, o aplicativo também auxilia a manter a família informada sobre os últimos avanços, notícias, dicas, novas abordagens e artigos científicos em relação à síndrome", relata a médica geneticista e sócia-fundadora do Espaço Elo21, Dra. Carla Pinto.

Desenvolvido por uma equipe interdisciplinar composta por médicos, terapeutas e profissionais da saúde, o aplicativo Elo21 está disponível gratuitamente para Android e iOS.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.