Melhor idade

Benefícios da Educação Física na Terceira Idade

A prática do exercício é uma grande aliada para combater o processo de envelhecimento.

Tayla Oeiras / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h22
Para realizar essas atividades na terceira idade, a pessoa precisa passar por uma avaliação clínica.
Para realizar essas atividades na terceira idade, a pessoa precisa passar por uma avaliação clínica. ( Foto: Reprodução)

O ato de praticar exercícios físicos é essencial para o melhoramento da qualidade de vida. Na terceira idade, essa prática é ainda mais importante para o corpo e o organismo, pois este está passando por grandes transformações que acontecem com o envelhecimento.

Com o avanço da idade, vários problemas de saúde podem surgir, além da indisposição e mais esforço para realizar algumas atividades cotidianas. Para quem chegou a terceira idade, a melhor maneira de combater esses problemas e o sedentarismo é a prática de atividades físicas regularmente. E nada de pensar que é tarde demais para cuidar da saúde, viu? A prática do exercício é um grande amigo para combater o processo de envelhecimento, além de ter vários benefícios para a energia, flexibilidade do corpo, coordenação motoro, prevenção de diversas doenças e refletindo também no sua autoestima, nada melhor que está bem consigo mesmo, não é verdade?

Para o profissional de Educação Física e professor de natação, Osvaldo Tales Neto “Nessa fase da vida é muito importante a independência pessoal. A atividade física vem não só para a independência, mas, também para correção de algumas deformações orgânicas adquiridas durante os anos, o estresse e ainda a produção de hormônio de forma natural por meio do exercício físico”.

Para realizar essas atividades na terceira idade, a pessoa precisa passar por uma avaliação clínica, pois alguns exercícios de alto impacto devem ter um planejamento. Além de ter uma dieta balanceada, fazer alongamentos e principalmente iniciar as atividades devagar e ir aumentando gradativamente de acordo com as orientações do profissional. Mas, antes de tudo, a atividade deve ser prazerosa para o idoso.

Exercícios indicados:

Dança: A dança possibilita mexer o corpo com diversos movimentos ao ritmo de música que ajuda a trabalhar o corpo e a coordenação motora.

Natação: Além de ter um baixo risco de lesões, ela trabalha a respiração e o ritmo da respiração.

Corrida: Além de ser uma atividade prática, a corrida ajuda na redução da gordura corporal, melhora a ansiedade e tensão e melhora na qualidade do sono.

Musculação: Ajuda na prevenção da osteoporose, pois ela auxilia no fortalecimento dos ossos, fortalece a parte inferior das costas, diminuindo dores locais e aumento o equilíbrio e a coordenação motora do praticante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.