Orientações

Veja oito dicas para vencer o medo de falar em público

Saiba que é possível utilizar esse medo como estímulo para enfrentar desafios, superar metas e conquistar vitórias.

Divulgação/Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h22
Conheça bem sobre o assunto que irá falar, saiba especialmente como iniciar.
Conheça bem sobre o assunto que irá falar, saiba especialmente como iniciar. (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO - Existem pesquisas que apontam que um dos maiores medos do homem é o de falar em público. Mas, qual o reflexo desse medo? São muitos, podendo ocasionar problemas profissionais, prejudicando a carreira e também os de relacionamento pessoal. Mas é possível utilizar esse medo como estímulo para enfrentar desafios, superar metas e conquistar vitórias.

“Qualquer pessoa pode melhorar sua comunicação, mas para isso é preciso buscar técnicas e conhecimentos”, explica Reinaldo Passadori, especialista em comunicação e autor de diversos livros sobre o tema.

Para mostrar como é possível, Passadori dá algumas orientações:

  • Acredite em você mesmo, no seu imenso potencial. Mentalize-se tendo sucesso e sendo reconhecido pelo seu esforço de falar, sendo aplaudido pelo público e parabenizado pelo seu diretor ou superior imediato.
  • Conheça bem sobre o assunto que irá falar, saiba especialmente como iniciar; se necessário, tenha uma pequena anotação para alguma emergência, caso esqueça.
  • Aprenda a relaxar, fazendo exercícios de respiração, meditação, distensionando seus músculos, movimentando a cabeça, friccionando as mãos, mantendo uma postura firme e decidida.
  • Mesmo que esteja tenso, não demonstre, procure andar com passos firmes, sem exagero, olhe para as pessoas (nos olhos), posicione-se, cumprimente essas pessoas e comece a falar.
  • Acredite que as pessoas estão torcendo para o seu sucesso, querem ser surpreendidas com você, com seu conteúdo e desejam que você se saia bem e que tenha êxito.
  • Tenha uma estratégia bem preparada para iniciar. Exemplo é fazer algumas perguntas para quebrar o gelo, contar um fato que seja relacionado com o tema, apresentar o objetivo da sua apresentação, usar um pensamento, provérbio ou uma mensagem alusiva ao tema que irá abordar.
  • Conheça suas virtudes, apoie-se nelas, resgate momentos que teve coragem, firmeza para enfrentar situações difíceis na sua vida e procure trazer essas lembranças para esse momento. Talvez você se surpreenda como isso é poderoso.
  • Por último, treine muito; procure dar aulas, fale em reuniões, ouse dar a sua opinião, mesmo que seja simples, não importa; conte piadas no seu grupo de amigos, defenda seu ponto de vista, lute por uma causa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.