Dicas Na Mira

Saiba como limpar a sua casa usando produtos naturais

Vinagre e sabão de coco são ótimos aliados nesta tarefa.

Imirante.com / com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h22
Técnica pode evitar alergias e problemas respiratórios pelo contato com produtos químicos;
Técnica pode evitar alergias e problemas respiratórios pelo contato com produtos químicos; (Foto: Divulgação)

BRASIL - Uma pesquisa divulgada pelo Conselho de Defesa dos Recursos Naturais da Califórnia, nos Estados Unidos, mostrou que é cada vez mais comum pessoas apresentarem problemas respiratórios que são agravados ou causados por resíduos químicos encontrados no ambiente. Grande parte dessas substâncias tem origem nos diversos produtos de limpeza que utilizamos para limpar a casa.

Para algumas pessoas, a alternativa para driblar esse problema é apostar em produtos naturais que substituem os industrializados. Se você quer aderir a esse novo conceito de limpeza, veja, abaixo, algumas dicas de como limpar a casa usando apenas receitas caseiras e produtos naturais!

Sabão de coco para lavar a louça

O sabão de coco é um excelente substituto para o detergente, porém, antes de comprar, é necessário prestar atenção na composição. É preciso que o sabão possua óleo de babaçu ou óleo de coco, se não, ele não é de qualidade. Muitos dos produtos encontrados no mercado são feitos com gordura e apenas a fragrância é de coco, por isso, é preciso estar atento!

Depois de verificar a qualidade do seu sabão em barra, você poderá usá-lo para lavar a louça direto na esponja de maneira bem prática.

Bicarbonato de sódio e sabão de coco para lavar roupa

Para lavar a roupa, o indicado é apostar em sabão de coco líquido ou em pó, que pode ser encontrado em lojas especializadas ou que você mesmo pode fazer em casa. Depois, ele é misturado com bicarbonato de sódio, que promove uma limpeza mais pesada e eficiente.

Sabão de coco diluído como multiuso

O mesmo sabão de coco líquido pode ser usado como um multiuso, que limpa e perfuma toda a casa! Para isso, basta colocar em um borrifador: meio litro de água, duas colheres de sopa do sabão e algumas gotas de óleo essencial. Misture um pouquinho e pronto! Você já possui um multiuso para limpar bancadas, vidros e até mesmo o chão da sua casa.

Vinagre para desinfetante em geral

O vinagre, tanto o de maçã quanto o de álcool, é capaz de fazer uma limpeza pesada em diversos lugares: no banheiro, no chão, nos móveis e até mesmo em paredes que apresentem mofos. Basta usá-lo puro ou acrescentar raspas de limão para quebrar o cheiro característico. Para a segunda opção, é preciso colocar as cascas do limão dentro de um recipiente com vinagre por duas semanas antes de usar a mistura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.