Cultura

Semana de Cultura Popular será realizada em São Luís e Alcântara

As duas cidades sediam o evento entre 26 e 29 deste mês.

Na Mira, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h22
Casa do Maranhão.
Casa do Maranhão. (Foto: O Estado/Arquivo)

SÃO LUÍS - As cidades de São Luís e Alcântara sediam, entre 26 e 29 deste mês, a Semana de Cultura Popular, evento que este ano comemora os 35 anos de fundação do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho.

Com debates, rodas de conversa, exposições, oficinas, exibição de documentários e apresentação de trabalhos acadêmicos, o evento já faz parte do calendário cultural do estado e anualmente promove ações de valorização e preservação da memória e cultura popular no Maranhão.

As atividades vão ocorrer no Centro de Cultura Popular e Casa do Maranhão, em São Luís, e no Museu Histórico de Alcântara e Casa do Divino em Alcântara. Com vagas limitadas, as inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas no Centro Domingos Vieira Filho, Rua do Giz, 221, Praia Grande, Centro Histórico de São Luís.

Interessados em participar das sessões de trabalhos acadêmicos têm até o dia 25 para enviar propostas para o e-mail spc@sectur.na.gov.br, conforme critérios exigidos. Podem participar pesquisadores de graduação, pós-graduação e profissionais de Ciências Sociais, Comunicação, História, Geografia, Turismo e áreas afins.

O Lúdico e o Religioso na Cultura Popular, Artesanato Popular e Medicina Popular são os temas abordados. Os critérios de participação podem ser consultados no site da Sectur.

As oficinas serão realizadas na Casa da Festa, que fica no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho. Estão previstas as oficinas de Biojóias (27/09), Cerâmica (28/09), Arte e Artesanato Popular e Objetos Reciclados (29/09). O horário é das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Alcântara

Em Alcântara, vai ter roda de conversa com as caixeiras, bandeirinhas e outros festeiros da Festa do Divino Espírito Santo, uma das manifestações religiosas mais tradicionais do Maranhão. Outro destaque é a palestra ‘O Artesanato da Fibra de Buriti e o Barro de Itamatatiua’ com a pesquisadora convidada Nildelea Araújo Morais.

Outras atividades estão exposição e visita guiada à Casa do Divino e exibição do documentário ‘Antônio de Coló, o Divino Artista’. A programação acontece no Museu Histórico de Alcântara e Casa do Divino, Praça da Matriz, Centro da cidade.

A programação completa está no site da Sectur. Mais informações nos telefones 98-3218-9924 ou e-mail scp@sectur.ma.gov.br para São luís e 98-99189-0199 para Alcântara.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.