Saúde Ocular

Especialista revela 7 dicas para controlar alergia ocular da primavera

Na estação, o ideal é hidratar bem a área ao redor dos olhos.

Ingrid García / Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h22
O pólen das flores é um dos agentes causadores dessa alergia.
O pólen das flores é um dos agentes causadores dessa alergia. (Foto: Reprodução)

BRASIL - Este ano, a chegada da primavera acontece em meio à predominância de sol e baixa umidade relativa do ar. Ainda assim, as ruas estão mais floridas e as árvores cheias de folhas novas. Mas o período costuma aumentar a incidência de alergia ocular. De acordo com o oftalmologista Renato Neves, as queixas de vermelhidão, irritação e lacrimejamento espontâneo exagerado remetem a casos de alergia ocular e de síndrome do olho seco.

O especialista confirma a existência de uma conexão entre olho seco e alergia ocular provocada pelos pólens das flores. Essa condição atinge uma em cada cinco mulheres e um em cada dez homens, impactando a qualidade de vida dessas pessoas, já que nos períodos críticos se queixam de ardência, irritação e visão distorcida. “Aos primeiros sinais de irritação em torno dos olhos, é importante tomar medidas que contenham o avanço do problema e procurar um oftalmologista se a coceira persistir. Os pais também devem estar bem atentos, porque as crianças alérgicas são mais propensas a desenvolver ceratocone, doença degenerativa do olho”, diz Neves.

O especialista recomenda hidratar bem a área ao redor dos olhos, aprendendo a identificar os agentes que mais facilmente irritam a pele. “Além da poluição do ar, que se intensifica nos dias quentes e secos, a pessoa deve checar se a coceira não é proveniente de produtos que entram em contato com a pele e os olhos”, alerta o especialista.

O especialista revela sete dicas para controlar alergia ocular da primavera:

1. Lavar os cílios durante o banho com uma gota de xampu neutro para tirar qualquer resíduo prejudicial aos olhos;

2. Usar compressas geladas durante o dia e à noite;

3. Pingar lágrimas artificiais para lubrificar bem o cristalino;

4. Retirar e higienizar as lentes de contato antes de dormir;

5. Usar óculos escuros sempre que estiver ao ar livre;

6. Higienizar bem os óculos todos os dias (lentes e armação);

7. Antes de dormir, remover a maquiagem, lavar bem o rosto com sabonete infantil ou neutro e hidratar a região ao redor dos olhos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.