Sua Saúde

Whey Protein para além das academias

  •  
  •  

Especialista esclarece que os produtos devem ser consumidos com atenção.

0
Whey Protein para além das academias
Foto: Reprodução/ Internet

O uso do Whey Protein tem se popularizado para além das academias. Hoje, já é possível encontrar a proteína em supermercados, farmácias e restaurantes, nas mais variadas formas: sorvete, brigadeiro, barrinha, sucos. Mas será que todas essas opções realmente funcionam para quem deseja investir em uma dieta proteica? Diogo Círico, nutricionista esportivo dá algumas dicas. Confira:

1. Qual é a eficácia de produtos industrializados que utilizam Whey Protein, como sorvetes e barrinhas?
Estes produtos são usados como opções para lanches, refeições rápidas. Trata-se de uma estratégia adotada por pessoas que não têm muito tempo para preparar uma alimentação sólida e/ou carregar “marmitinhas” por onde vão. É uma troca que traz benefícios, se a compararmos com outros alimentos de baixo valor nutricional encontrados nas ruas.

2.Esses “snacks” de Whey Protein ajudam na hipertrofia?
Muito pouco. Isso porque quem deseja ganhar massa muscular precisa, além dos suplementos, realizar exercícios físicos para hipertrofia. Além disso, a quantidade de proteínas presentes nos shakes de whey, por exemplo, são bem maiores do que às encontradas nos snacks, portanto mais eficientes para tal objetivo.

3.E com relação ao emagrecimento, funcionam?
Sim. O Whey Protein é considerado um alimento com alto poder sacietogênico, isso significa que ele influencia na regulação da sensação de fome, proporcionando saciedade após seu consumo.

2.Estamos vendo a popularização de vários produtos com Whey Protein em prateleiras de supermercados, farmácias e até docerias. Isso significa que qualquer pessoa pode consumi-los?
Salvo raras exceções, sim. Whey protein é um suplemento que fornece proteínas, e todos os seres humanos precisam deste nutriente para um desenvolvimento adequado do organismo. Mas intolerantes à lactose devem consumir a versão sem esse componente, e, aqueles que têm alergia as proteínas do leite, só podem consumir a versão hidrolisada. Também é preciso ficar atento à quantidade de gordura e açúcares presentes nos snacks, que, em excesso, podem contribuir para o ganho de peso.

3.E as receitas caseiras que utilizam o Whey Protein para o preparo de doces, pratos? São eficientes?
São eficientes! Levando em consideração que há grande número de pessoas com afinidade ao paladar doce, mas precisam de receitas que sejam isentas de açúcares e pouco calóricas. O Whey, quando substitui o açúcar refinado, pode trazer mais benefícios a saúde. Porém, há de se atentar ao fato de que as receitas que levam o whey ao fogo (quando ultrapassam 80 graus) prejudicam as estruturas proteicas do nutriente, comprometendo suas funções biológicas.

Leia outras notícias em imirante.com/namira. Siga, também, o Na Mira no Twitter, Instagram, Snapchat, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no YouTube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2383.

plantão i

    enquete

    VOTE QUANTAS VEZES QUISER!

    Qual filme de heróis é o mais esperado de 2017?

    PARTICIPAR VER PARCIAL

    redes sociais