Dia das Mães

Veja alguns mitos e verdades sobre a maternidade

O <b>Na Mira</b> selecionou alguns temas sobre a difícil e incrível arte de ser mãe.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h24
São muitas as dúvidas.
São muitas as dúvidas. (Foto: Reprodução/Internet)

A gravidez é um dos momentos mais sublimes na vida de uma mulher, mas também é um momento de muitas transformações físicas e psicológicas, que muitas vezes deixam a gestante cheia de dúvidas. E, para ajudar as mamães de primeira viagem, o Na Mira selecionou dez muitos e verdades sobre a maternidade.

Durante a gravidez a mulher come por dois.

Mito! Apesar de a gravidez poder aumentar o apetite da mulher, isso não é uma regra. E dobrar a quantidade de comida pode prejudicar a mamãe, pois vai fazê-la ganhar peso excessivo, podendo complicar a gravidez. O recomendável é que a grávida tenha um prato variado com legumes, frutas, vegetais e proteínas, além de consumir bastante água. E a alimentação deve ser feita de três em três horas.

Na hora de dormir, a grávida deve se deitar sobre o lado esquerdo e não sobre o direito.

Verdade. Segundo uma pesquisa feita na Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, dormir sobre o lado direito pode comprimir a veia cava inferior da mulher. Como é essa veia que leva o sangue para o coração, a compressão da mesma pode diminuir a quantidade de sangue oxigenado que volta do coração da mãe para os órgãos, podendo prejudicar o feto.

Bolacha de água e sal alivia os enjoos na gravidez.

Verdade. Os especialistas recomendam que as gestantes ingiram alimentos sólidos pela manhã, pois, além de reduzir os enjoos e vômitos, diminui a azia e a queimação. E bolacha de água e sal é indicada, pois, além de ser um alimento sólido é leve.

O sexo da criança pode ser descoberto pelo formato da barriga.

Mito. O formato da barriga é determinado pelo tamanho e peso do bebê, além da posição do feto no útero. Por tanto, o formato da barriga pode mudar durante a evolução da gestação, por isso, é um mito dizer que o formato da barriga define se o bebê será menina ou menino.
O desejo sexual diminui durante a gestação.

Mito e verdade. O apetite sexual nesse período varia de mulher para mulher. Vai depender muito da forma como a gestante encara o seu corpo durante a gravidez, pois o desejo sexual está mais associado ao psicológico do que à gestação em si. Os desconfortos que a mulher sente no corpo também podem interferir, bem como a falta de conhecimento do parceiro sobre a prática do sexo nesse período.

Fazer sexo durante a gravidez pode prejudicar o bebê.
Mito. Os especialistas afirmam que o sexo não prejudica o bebê, desde que feito sem excessos e não haja contraindicação médica. Há quem diga acredite que a penetração peniana machuca o feto, o que não é verdade, já que a criança é protegida pelo útero. A exceção é quando a placenta está na frente do colo uterino ou há risco de parto prematuro, nesses casos, a penetração não é recomendada. Mas, se a gestação for saudável, a prática do sexo é recomendada, pois pode ajudar até na hora do parto normal, já que exercita os músculos da vagina.

Passar hidratante e sabonete nos mamilos pode fazer mal para a grávida.

Verdade. Durante a gravidez os seios ficam maiores, mais pesados e doloridos e mais suscetíveis às estrias, por isso é importante fazer uso de hidratantes, mas deve-se evitar o mamilo, o qual deve ser lavado apenas com água, pois ele já tem hidratação natural, e o uso de hidratantes ou sabonetes podem retirar essa hidrataçãoaumentando o risco de rachaduras nos mamilos.

Grávida não deve fumar, pois o cigarro acelera os batimentos cardíacos do bebê.

Verdade. O cigarro afeta diretamente a saúde do bebê, pois as substâncias tóxicas presentes nele ultrapassam a placenta. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, se a gestante fumar apenas um cigarro, os batimentos cardíacos do feto vão ficar acelerados devido ao efeito da nicotina sobre o aparelho cardiovascular da criança. Imagina se a mamãe fumar diariamente.

A mulher não deve pintar o cabelo durante a gestação.

Verdade. Como o couro cabeludo é vascularizado, o uso de produtos químicos nos cabelos durante as primeiras 16 semanas de gravidez pode prejudicar o feto, já que componentes tóxicos podem entrar na corrente sanguínea da mulher, seguindo até o bebê, o qual estará na fase de formação de órgãos e de tecidos. Mas, a partir do segundo trimestre, as mulheres podem fazer uso de tinturas, desde que não contenham amônia ou metais pesados.


Não há risco de engravidar durante a amamentação.

Mito. A mulher que está amamentando tem mais dificuldade para engravidar nos primeiros 40 dias depois do parto. Após esse período, mesmo amamentando, muitas correm o risco sim de ter uma nova gestação. Há pesquisas que indicam que de 2 a 15% das mulheres que não usam contraceptivos engravidam nesse período. Então não se descuide!

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.