Cultura

Quilombo dos Palmares é candidato a Patrimônio Cultural do Mercosul

A análise pelo Comitê está prevista para acontecer no próximo mês de maio.

MinC

Atualizada em 27/03/2022 às 11h25
Monumento no Quilombo dos Palmares, em Alagoas, que homenageia os antigos habitantes do local.
Monumento no Quilombo dos Palmares, em Alagoas, que homenageia os antigos habitantes do local. (Foto: Janine Moraes / Ascom Minc)

BRASIL - Um dos principais símbolos da resistência ao modelo escravocrata que reinou no país entre os séculos 16 e 19, o Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, em Alagoas, está concorrendo ao título de Patrimônio Cultural do Mercosul. Coube ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Fundação Cultural Palmares (FCP), a responsabilidade de elaborar e protocolar o dossiê, que foi entregue no início deste mês ao Comitê Técnico do Patrimônio Cultural do Mercosul.

A análise pelo Comitê está prevista para acontecer no próximo mês de maio e servirá como subsídio para a avaliação final pelo Comitê do Patrimônio Cultural (CPC), que deve ocorrer em outubro, em Maceió, Alagoas.

A notícia da candidatura do Parque Memorial Quilombo dos Palmares é destaque na semana do Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, comemorado dia 21 de março.
Parque de memória da cultura negra

De acordo com Candice Ballester, arquiteta e urbanista, coordenadora da elaboração do dossiê pela Assessoria de Relações Internacionais do Iphan, o mais importante é mostrar o valor simbólico do quilombo. "O reconhecimento do Quilombo dos Palmares já começou quando este foi eleito patrimônio nacional na década de 1980, fato que representou a afirmação dos movimentos negros no País e a criação da Fundação Cultural Palmares", declarou.

A diretora do Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-brasileiro da Fundação Cultural Palmares, Carolina Nascimento, destaca que a Serra da Barriga abriga o primeiro e único parque de memória da cultura negra no Brasil. "No Quilombo dos Palmares viveu Zumbi, líder que guiou, na luta contra a opressão das tropas holandesas e do exército colonial, centenas de homens e mulheres escravizados que buscaram nas matas da serra refúgio", afirmou.

Para a diretora, o fato de o Quilombo ser um marco histórico para nosso país, a valorização da Serra da Barriga como Patrimônio Cultural do Mercosul é uma forma de relembrara contribuição africana no continente sul-americano. "Essa candidatura busca fomentar processos vinculados a movimentos de autodeterminação, que simbolizem uma expressão comum da região perante o mundo e a existência de uma relação direta com referências culturais compartilhadas por mais de um País", ressaltou.

Parque Memorial

O Parque Memorial Quilombo dos Palmares foi implantado em 2007, em um platô do alto da Serra da Barriga, que está localizado no município de União dos Palmares (AL). O local recria o ambiente da República dos Palmares, maior e mais organizado refúgio de negros, índios e brancos das Américas.

Dentro do Parque foram reconstituídas algumas das mais significativas edificações do Quilombo dos Palmares. Com paredes de pau-a-pique, cobertura vegetal e inscrições em banto e yorubá, avista-se o Onjó de farinha (Casa de farinha), Onjó Cruzambê (Casa do Campo Santo), Oxile das ervas (Terreiro das ervas), Ocas indígenas e Muxima de Palmares (Coração de Palmares).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.