Destaque Nacional

Maranhenses ficam entre os selecionados da 16ª Mostra do Filme Livre

Os cineastas Lucas Sá e Frederico Machado foram selecionados.

Gustavo Sampaio/Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h25
Entre os selecionados, <i>Balada para os Mortos</i>, do maranhense Lucas Sá.
Entre os selecionados, <i>Balada para os Mortos</i>, do maranhense Lucas Sá. (Reprodução/Facebook)

SÃO LUÍS - Em 2016, o longa-metragem O Signo das Tetas, produzido pela Lume Filmes e com direção do maranhense Frederico Machado, foi selecionado para a 15ª edição da Mostra do Filme Livre (MFL). Este ano, o cineasta retorna entre os indicados do evento, juntamente com o, também, maranhense Lucas Sá.

Frederico Machado está entre os indicados da categoria Autores Livres - um recorte com diversos curtas e longas de realizadores ímpares, com produções originais -, com o curta-metragem Angústia, de 20 minutos de duração. As produções serão exibidas em sessões não competitivas.

Na mesma categoria, serão exibidas produções de Thiago B. Mendonça (SP), Aline Portugal (RJ), Julia De Simone (RJ), Paulo Roberto (PB), Maurílio Martins (MG) e Gabriel Martins (MG).

Já na categoria Caminhos, sessão com filmes feitos em oficinas e/ou escolas de cinema, o curta-metragem Balada Para os Mortos, do maranhense Lucas Sá, figura entre os indicados.

A categoria busca identificar novos cineastas de talento que produzem filmes no âmbito das atividades de formação e é, também, uma forma de prestigiar filmes com potencial artístico reconhecido pela curadoria, apesar desses filmes contarem com diretores, roteiristas e equipe, na maioria das vezes, em fase de formação.

A 16ª Mostra do Filme Livre começará no dia 29 de março, no CCBB do Rio de Janeiro. Em seguida, o evento ocorrerá em Belo Horizonte, São Paulo, Niterói e Boston (EUA). Ao todo, foram 170 produções selecionadas.

Clique aqui e veja quem são todos os indicados da mostra.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.